Alemanha proíbe compra antecipada de jogos sem data de lançamento definida

Por Wagner Wakka | 16 de Julho de 2018 às 21h20
photo_camera Divulgação

Fazer reserva de jogos sem uma data definida de lançamento está proibido na Alemanha, conforme indica o site Heise. Chamada de “pre-order”, esta prática significa comprar o game antes do lançamento com a certeza de que você terá a cópia já no primeiro dia em que eles estiver disponível.

O Higher Regional Court of Munich, algo equivalente à suprema corte, proibiu que lojas disponibilizem para o usuário formas de comprar um jogo que não tenha data de lançamento ou mesmo tenha uma janela muito vaga de quando o título chega ao mercado. Por exemplo, agora é proibida a venda de games sem data ou com os escritos “disponível em breve” e variações. Geralmente, as publicadoras já anunciam o jogo e inserem o pre-order nas lojas digitais.

A questão entrou em pauta na Alemanha por conta de um assunto nada relacionado a games. Em agosto do ano passado, uma revendedora chamada Media Markt recebeu uma reclamação oficial de serviços de proteção ao consumidor sobre a reserva do Samsung Galaxy S6 sem que uma data de lançamento estivesse definida. O site apresentava apenas uma janela anual.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Atualmente, alguns jogos como Final Fantasy VII Remake e Death Stranding, os quais sequer apresentam um ano confirmado de lançamento, já podem ser reservados em algumas lojas. A lei é específica para a Alemanha, sendo que não há nada semelhante para o Brasil. Dessa forma, a recomendação é de que o usuário sempre busque uma loja confiável para fazer a reserva do jogo, ou mesmo espere uma data de lançamento para o “pre-order”.

Alguns jogadores preferem fazer a compra antecipada de um game, pois algumas empresas oferecem benefícios para quem reserva o título. Este é o caso da Activision, que geralmente fornece acesso a betas exclusivos de seus jogos para quem faz a pre-order.

Fonte: Heise

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.