Alan Wake 2: veja vídeo de como era a versão cancelada do game

Por Redação | 22 de Abril de 2015 às 11h05

No campo dos exclusivos, o Xbox pode se orgulhar de ter um dos títulos de maior sucesso da história do console. Trata-se de Alan Wake, desenvolvido pela Remedy Entertainment (Max Payne), que vendeu 4,5 milões de unidades desde seu lançamento em maio de 2010. Obviamente, era de se esperar uma sequência para o título, mas ela acabou sendo cancelada por causa de Quantum Break, outro game da companhia que chegará com exclusividade para Xbox One.

Foi essa a afirmação do estúdio, que também revelou um vídeo que mostra a jogabilidade de uma versão engavetada de Alan Wake 2. De acordo com o diretor criativo da Remedy, Sam Lake, o que podemos ver no clipe é resultado de um trabalho que começou logo após o final da produção do jogo original. "Mapeamos as coisas que poderiam ir além do personagem, da história e alguns detalhes para nos focarmos nas mudanças. Sabíamos que teríamos que repetir e refinar [algumas coisas]", disse.

O vídeo do protótipo possui cerca de 13 minutos de duração e exibe várias semelhanças com Alan Wake's American Nightmare, jogo que, embora não seja uma continuação direta do primeiro Alan Wake, foi lançado como um spin-off da série, se passando dois anos após os eventos do game original. Também foram acrescentados outros elementos para tornar o gameplay mais atrativo, além de explorar ainda mais a trama que envolve o protagonista do título.

Alan Wake traz a história de um escritor de best-sellers que dá nome ao jogo. O autor não consegue produzir mais nenhum livro há dois anos e, ao lado se sua esposa Alice, se muda para uma pequena cidade chamada Bright Falls para tentar recuperar a criatividade. Após ficarem hospedados em uma pequena cabana, Alice é puxada por algo misterioso para dentro de um lago profundo e escuro, mas Alan, ao tentar salvá-la, acaba se afogando e perde os sentidos. Ao acordar, o rapaz percebe que coisas estranhas estão acontecendo, como monstros e outros pesadelos que se tornaram realidade.

Segundo Lake, o estúdio decidiu interromper a produção do jogo para focar em Quantum Break. Contudo, o executivo afirma que, "entre outras coisas, estamos discutindo com múltiplos parceiros a possibilidade de fazer uma sequência para Alan Wake", apesar de nada ainda ter sido decidido. Além disso, a declaração de Lake gera especulações de que por conta desses "múltiplos parceiros", o segundo game da franquia poderia chegar a outras plataformas, como o Wii U (ou o próximo console da Nintendo), o PlayStation 4, e claro, o Xbox One.

“Eu adoraria fazer isso. Sinto que o tempo refinou as ideias a respeito de como seria uma sequência, o que é ótimo. Apenas o tempo dirá", declarou Sam Lake.

Também estaria nos planos da Remedy lançar uma versão remasterizada do primeiro Alan Wake para o novo videogame da Microsoft. Em comunicado oficial, um porta-voz da empresa disse que o título é um dos jogos "mais cativantes e cinematográficos da geração do Xbox 360", mas reforça que o estúdio inteiro está trabalhando atualmente em Quantum Break, que chega às lojas em 2016.

Fontes: Polygon, IGN

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.