Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agência de detetives processa Take-Two por Red Dead Redemption 2

Por| 18 de Janeiro de 2019 às 08h30

Link copiado!

Agência de detetives processa Take-Two por Red Dead Redemption 2
Agência de detetives processa Take-Two por Red Dead Redemption 2
Tudo sobre Rockstar Games

A Pinkerton, uma das mais antigas agência de detetives do mundo, está acionando judicialmente a Take-Two pelo uso de sua marca em Red Dead Redemption 2. Em dezembro, a empresa, que hoje atua no ramo da consultoria e da análise de risco, enviou uma carta de “cessar e desistir” para a produtora, exigindo a remoção de todas as referências à companhia do game.

De acordo com o documento, a desenvolvedora do título, a Rockstar, possui uma “clara afeição” pela Pinkerton, por tê-la escolhido especificamente para aparecer no jogo. Entretanto, afirma, isso foi feito dando a entender que a agência de detetives estaria envolvida em sua produção, o que não é verdade e, por isso, qualquer menção a ela deveria ser retirada imediatamente.

Cartas de “cessar e desistir” normalmente são o último procedimento antes da abertura de um processo judicial, na qual afetados tentam, amigavelmente, mas de maneira oficial, pedir a interrupção das atividades que causam dano. Como a solicitação não foi atendida, a Pinkerton iniciou uma ação contra a Rockstar e a Take-Two, pedindo não apenas as mudanças no jogo, mas também indenizações ou o pagamento de royalties caso as empresas insistam em retratá-la.

A Take-Two se defende afirmando que a menção à Pinkerton é uma referência histórica a fatos reais e, por isso, estaria protegida pela constituição americana. Em comunicado, a distribuidora afirmou que a empresa não pode utilizar leis de copyright para “mudar o passado” ou impedir criadores de citarem fatos reais que envolvam a marca. A empresa admitiu não ter pedido autorização para incluir o grupo no game, mas disse que essa é apenas uma de tantas citações ao contexto dos EUA do século XIX.

Continua após a publicidade

Além disso, a distribuidora acusa a agência de tentar lucrar em cima do lançamento de Red Dead Redemption 2, um dos maiores e mais bem-sucedidos títulos do ano passado e, ainda, um sucesso de vendas, com mais de 17 milhões de cópias vendidas. A Take-Two pede o arquivamento do processo e compensações pelos custos judiciais envolvidos em sua defesa.

Os Pinkertons são os principais antagonistas de Red Dead Redemption 2, envolvidos em uma caçada ao protagonista Arthur Morgan e a gangue da qual ele faz parte, liderada por Dutch Van Der Linde. Como tal, os detetives da agência estão entre os principais vilões da história, mas, no processo, a empresa não faz nenhum tipo de menção à retratação negativa dada pela Rockstar a seus agentes.

A agência era uma das principais forças de segurança privadas do século XIX nos Estados Unidos, sendo contratada pelo governo para caçar criminosos notórios e procurados pela justiça, exatamente o que acontece no game. Apesar de ser uma das principais forças inimigas do título, a Take-Two afirma que os Pinkertons são citados ou aparecem diretamente em apenas um décimo das missões de Red Dead Redemption 2, não sendo, assim, parte central da aventura de Morgan.

Fonte: Gamespot