Sony já venceu a batalha de consoles com o PlayStation 4, afirma executivo

Por Redação | 08.05.2015 às 12:47 - atualizado em 08.05.2015 às 17:23
photo_camera Divulgação

Embora os fãs de Sony e Microsoft continuem a se digladiar para ver qual o melhor video game desta nova geração, alguns figurões da indústria parecem já estar bem convencidos de quem venceu esta guerra dos consoles. E, de acordo com presidente da Unity, essa batalha não foi tão dura assim.

Em uma palestra durante o GamesBeat Summit, John Riccitielo disse que a Sony já venceu esse confronto e que a empresa fez por merecer essa conquista nesse um ano e meio que o PlayStation 4 está no mercado. Mais do que isso, ele disse que, com o Xbox One, a Microsoft deu um tiro no próprio pé e deu uma vitória fácil para a concorrente.

Para Riccitielo, o maior equívoco com o novo Xbox foi o fato de a sua fabricante não ter priorizado os games, optando por fazer com que o console fosse muita coisa ao mesmo tempo e, no fim das contas, não tivesse o mesmo apelo junto aos consumidores como aconteceu com o PS4. Ele conta que foi essa diferença de ideias e posicionamento de mercado que definiu a guerra em tão pouco tempo.

O executivo afirma que as duas plataformas apresentam uma arquitetura muito semelhante e que, de maneira prática, elas deveriam ser concorrentes bem mais fortes uma da outra. No entanto, o fato de a Microsoft ter preferido se concentrar mais em entretenimento do que especificamente em jogos definiu a batalha em favor da Sony.

De acordo com ele, a empresa quis competir com a Apple e não com a companhia japonesa, provavelmente por acreditar que os games não eram grandes o suficiente para justificar tanto avanço e inovação. Assim, ao tentar abraçar o mundo, o Xbox One viu o PlayStation 4 ser muito mais focado e cair nas graças do consumidor.

xbox one e ps4

Por outro lado, Riccitielo vê a Sony muito mais empenhada em fazer aquilo que ela sabe fazer de melhor: jogos. Para ele, a gigante oriental se propôs a produzir o melhor sistema que eles poderiam e conseguiram. O resultado a gente vê nos números, que mostram que o PS4 vem dominando as vendas em todo o mundo desde que foi lançado, em novembro de 2013.

O presidente da Unity diz ainda que a Microsoft se deu conta da situação tarde demais para conseguir contorná-la. Em uma metáfora com um jogo de bilhar, ele brinca dizendo que o Xbox One errou a tacada inicial e não conseguiu ainda uma segunda chance, enquanto a Sony se concentrou naquilo que precisava ser feito e "conquistou o coração e as mentes dos jogadores".

Ainda assim, o executivo diz que a visão inicial da Microsoft não foi errada, apenas a execução de sua estratégia. Segundo ele, abranger um escopo maior em termos de entretenimento é realmente uma ótima ideia para um console, mas o problema com o One foi que a empresa simplesmente não tinha um foco bem definido e, por isso, se perdeu no caminho.

De acordo com seu ponto de vista, a melhor maneira de se dar bem nessa corrida é conseguir atingir os consumidores que realmente estão interessados nessa "guerra", pois são eles que fazem a diferença. E, por conta disso, ele diz que a Sony mereceu essa vitória.

Xbox One vs PlayStation 4

Os últimos números revelados pelas duas empresas, ainda que com uma separação temporal considerável, mostram bem essa diferença de abordagem e a recepção do público. No final de março, a Sony já havia enviado mais de 22,3 milhões de PS4 em todo o mundo ao passo que a Microsoft havia dito, em novembro do ano passado, que ela estava quase chegando à marca das 10 milhões de unidades.

Por outro lado, a fabricante do Xbox One promete virar o jogo em breve. Tanto que ela já antecipou que teremos várias novidades de peso sendo apresentadas durante sua conferência na E3, no próximo dia 15 de junho, ao passo em que sua principal concorrente segue bem silenciosa quanto ao que será mostrado na apresentação.

Via: VG24/7, Venture Beat