A primeira imagem de Far Cry 5 já está levantando polêmica

Por Redação | 25.05.2017 às 10:15

A primeira arte de Far Cry 5 foi divulgada na tarde desta quarta-feira (24) e revelou um pouco mais do enredo do game – ao mesmo tempo em que levantou polêmicas com relação a seu conteúdo. Pela primeira vez, um título da série vai se passar nos Estados Unidos, no estado de Montana, e terá como inimigos um grupo de fanáticos religiosos bem característicos do estereótipo “redneck”.

Blusas de flanela, símbolos do interior norte-americano, estereótipos e, claro, muitas armas fazem parte da cena que imita a Santa Ceia e apresenta o grupo de vilões do título. Como se os teasers iniciais já não indicassem o fanatismo religioso o bastante, uma vítima com a palavra “pecador” escrita nas costas completa o cenário e já dá uma prévia do que os jogadores vão enfrentar no título.

É uma mudança drástica para um game que, antes, se passava em regiões isoladas e arquipélagos paradisíacos, colocando milícias locais ou rebeldes como inimigos. Locais, basicamente, às vezes enfrentados por estrangeiros – como no caso de Brody, de Far Cry 3 – ou outros nativos, como no quarto título.

A hipótese da vez é que o último caso será a realidade aqui, com um protagonista americano enfrentando outros nativos, o que já está gerando comentários inflamados. Por mais que a identidade do personagem principal ainda não tenha sido revelada, fóruns como 4chan e Reddit já contam com sua cota de discussões sobre como a Ubisoft está tentando fazer com que os habitantes do interior dos EUA pareçam “maus”.

Bravatas como “nunca mais comprarei os games” da Ubisoft e “gostaria de encontrar quem está criando este título” se misturam a uma concepção de que muita análise está sendo feita antes da hora. Por outro lado, não ajudam muito as similaridades da igreja vista na arte com o principal templo da cientologia nos EUA, ou o uso de uma versão estilizada da Cruz de Ferro no lugar das estrelas da bandeira americana, um símbolo normalmente associado a tropas de combate alemãs – o que já levou muita gente a pensar em nazismo.

Muito, entretanto, não passa de suposição. O primeiro trailer de Far Cry 5, que deve revelar mais detalhes sobre o enredo, sai nesta sexta-feira (26), e a expectativa é que o jogo chegue às lojas ainda neste ano. Somente aí saberemos se as declarações inflamadas da internet, desta vez, fazem sentido. Seria algo inédito.

Fonte: The Verge