Xbox Live: o que muda com a chegada do Xbox One?

Por Rafael Romer | 29 de Outubro de 2013 às 10h35

Anunciado oficialmente no Brasil nesta semana, o Xbox One não representa apenas um upgrade de hardware em relação ao seu antecessor, o Xbox 360. Além de novas capacidades e funções, o console traz uma Xbox Live renovada e mais integrada com outros serviços da Microsoft. Durante sua coletiva realizada na última sexta-feira (25), durante o primeiro dia da Brasil Game Show, reservado para a imprensa e convidados, a Microsoft deu mais alguns detalhes sobre o que os brasileiros podem esperar do serviço.

A Live agora integrará uma série de mudanças que têm como intenção tonar a console uma plataforma para toda a família, e que fique em lugar de destaque "na sala de estar" – como defendido pela própria empresa durante a coletiva. Na batalha pela nova geração de consoles, fica claro que a empresa pretende afastar o Xbox da imagem de um dispositivo apenas para hardcore gamers, levando-o também aos outros membros da família, em uma aproximação à atuação da Nintendo com o Wii. Em relação à japonesa, aliás, a Microsoft também tem a vantagem de, no Brasil, ter uma operação muito mais forte do que a Big N.

Algumas das principais novidades do Xbox One e da Live apontam nessa direção. A integração do Snap, por exemplo, permite que o usuário acesse mais de um aplicativo simultaneamente e lado-a-lado, e o aplicativo SmartGlass também permite conectar dispositivos como tablets e smartphones ao Xbox para ter acesso a conteúdos de second-screen. Estas funções já podem ser vistas em um vídeo que a Microsoft divulgou neste domingo (27), mostrando várias das interações de voz com o dispositivo, todas realizadas pelo Kinect – que também recebeu um upgrade com o Xbox One.

Mas talvez a maior adição à Live do Xbox One seja a nova Home Gold, que permitirá a criação de diversas contas gold sob um mesmo perfil no console. "Eu posso criar uma conta gold embaixo da minha conta, justamente para não acontecer mais aquilo de você só ter uma conta gold e ficar usando o mesmo perfil. Você pode criar inúmeras contas", explicou o gerente da Xbox Live no Brasil, Renato Voltareli. A função, no entanto, não é retroativa ao Xbox 360.

A nova Live também integra mais funções sociais, como as novas conquistas, que expandem o universo dos achievements, que precisarão de um esforço coletivo dos jogadores para serem disponibilizados. Jogos como o FIFA 14, por exemplo, terão algumas conquistas que só poderão se desbloqueadas se toda a comunidade fizer mil gols dentro do jogo em determinado período de tempo. O sistema, que está mais parecido com o design do sistema operacional Windows 8, também integra agora o Skype de forma nativa, e permite que os jogadores utilizem o aplicativo durante partidas para entrar em contato com outros usuários. O limite de amigos na Live, restrito a 100 contatos no Xbox 360, também foi removido.

Para isso, segundo a Microsoft, o jogador poderá importar todas as informações, contatos e achievements da sua Live no Xbox 360 para a do Xbox One. Porém, não serão todos os dados que ficarão disponíveis no console: jogos, por exemplo, não poderão ser importados completamente. "O que você vai conseguir migrar é sua conta. Sua assinatura, que está lá com seus achievements do FIFA 14 que você tem no Xbox 360, por exemplo, entra na migração. Pelo fato de você transacionar através de sua conta Microsoft, você vai conseguir enxergar isso no Xbox One também. Mas é uma arquitetura diferente, você não consegue começar uma partida no Xbox 360 e continuar no Xbox One", explica Voltareli.

Segundo o gerente da empresa, também não será possível realizar o cross-over entre jogadores do Xbox 360 e Xbox One na rede. "São arquiteturas muito diferentes uma da outra, Xbox One é muito mais potente que o Xbox 360", afirma. Questionado pelo Canaltech, Voltareli também não indicou qualquer possibilidade de cross-platform com o principal adversário do console, o PlayStation 4, da Sony. "Não, são arquiteturas concorrentes". A boa notícia é que há uma possibilidade, ainda não confirmada, de que jogadores possam aproveitar de uma cross-platform entre o Xbox One e o PC, como sugeriu Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft Studios, há cerca de duas semanas.

E o caminho de integração com o Windows 8 deve ser cada vez mais forte, em um processo que a Microsoft julga "natural" de convergência de seus produtos. Além do design bem semelhante, a Live do Xbox One também não usará mais os Microsoft Points, descontinuados pela empresa em julho no Xbox 360. Para realizar compras no sistema, os jogadores poderão adiquirir gift cards de valores váriados em lojas parceiras da Microsoft para carregarem suas contas com créditos.

"Muito em breve a gente vai fazer com que isso possa permear entre as lojas Microsoft. Então, se você tem créditos na Live, você poderá usar na Windows Phone Store e na Windows 8 Store, isso é um processo que vai acontecer muito em breve também", explica o gerente. Os créditos que você tiver na atual loja do Xbox 360 também serão transferidos para a do One. "Ainda não há plano formatado para esse modelo de vendas em bancas de jornal ou supermercados, mas é óbvio que o plano é crescer cada vez mais nesse mercado".

Vale lembrar que as mudanças começaram em julho deste ano, quando a Microsoft liberou o novo dashboard da Live para o Xbox 360, que se assemelhava muito ao design do sistema operacional da empresa, e integrava funções como o acesso ao Internet Explorer, navegador na Microsoft. A nova Live foi disponibilizada oficialmente para todos os usuários na última quinta-feira (24). De acordo com Voltareli, o sistema de assinaturas da Xbox Live Gold permanecerá igual no Xbox One, com assinaturas anuais por R$ 19.

O Xbox One será lançado oficialmente no Brasil no próximo dia 22 de novembro, na primeira leva de 13 países ao redor do mundo que deverão receber o dispositivo (Áustria, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Irlanda, Itália, México, Nova Zelândia e Reino Unido), por R$ 2.299. A pré-venda do dispositivo começou neste sábado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.