Jogo online da W3C ajuda na identificação e captura de cibercriminosos

Por Redação | 08.08.2012 às 09:00

O escritório brasileiro da W3C anunciou o lançamento de um jogo online para ajudar na identificação e captura de cibercriminosos, o Agência Virtual 3WA. O título foi apresentado durante a conferência WWW2012 (Conferência Internacional da World Wide Web) na França em abril deste ano.

3WA screenshot

As últimas etapas do jogo e a premiação acontecerão durante a WWW2013.

O game se passa dentro de uma agência virtual, como o próprio nome sugere, e os jogadores deverão salvar toda a internet do risco iminente de ataques de cibercriminosos. Os usuários deverão caçar Atlas, nome dado ao criminoso, que já cometeu muitos crimes e está foragido.

As pistas sobre o criminoso são escassas e os jogadores deverão ajudar a W3C a identificá-lo com base em informações como registros de câmeras de segurança, que mostram a ligação suspeita entre o procurado e alguns participantes da conferência que aconteceu em Lyon, França.

Os interessados em colaborar com as investigações terão que se inscrever através do site Safer Place e seguir as pistas e desafios que já estão disponíveis. Com o passar do tempo, novas informações serão disponibilizadas por e-mail ou pelo próprio site.

As etapas finais do jogo serão reveladas durante a conferência WWW2013, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em maio do ano que vem, assim como a premiação para quem identificar o criminoso.