Visual do Project Morpheus pode ser alterado até seu lançamento, diz Sony

Por Redação | 08 de Maio de 2014 às 12h03
photo_camera Divulgação

O Project Morpheus é a resposta da Sony ao Oculus Rift e ao mundo da realidade virtual. O periférico de design futurista que poderia ter muito bem saído de um filme de ficção-científica, ainda pode mudar antes de sua chegada às lojas. Pelo menos é isso que afirma Simon Benson, que é diretor do grupro de Tecnologia Imersiva da empresa e trabalha diretamente com as desenvolvedoras no suporte ao aparelho.

Segundo ele, apesar do dispositivo já estar na mão de produtoras e já ter passado até mesmo por testes com jogadores e a imprensa, a Sony ainda vê o Morpheus em seus estágios iniciais de produção. Descobertas sobre a tecnologia são feitas a cada dia e, de acordo com ele, o design atual foi criado apenas para que a companhia pudesse apresentar um produto ao mundo e a seus parceiros na criação de jogos.

Isso, porém, não significa que o Morpheus é uma ideia apressada. Muito pelo contrário. De acordo com o designer sênior da Sony europeia, Jed Ashforth, a ideia do dispositivo de realidade virtual fez parte do PlayStation 4 desde o início do planejamento do console. E, em entrevista ao TechRadar, ele explicou que a necessidade da barra luminosa do controle permanecer acesa o tempo todo se deve, justamente, às necessidades do periférico.

Ele conta que as críticas iniciais dos usuários quanto ao consumo de bateria e a reflexos causados pela luz constantemente acesa causaram uma certa preocupação na equipe de desenvolvimento. Afinal de contas, aquela fonte de iluminação precisa permanecer ligada o tempo todo para que o rastreamento do Project Morpheus possa funcionar.

Por outro lado, a Sony precisou dar algum tipo de resposta aos usuários sobre o assunto antes mesmo de anunciar o acessório, logo, estava impedida de falar sobre ele. Então veio a ideia de permitir que os próprios jogadores diminuíssem a intensidade da luz, por meio de atualização online, enquanto os jogos que utilizarão o Morpheus garantirão que ela esteja ligada o tempo todo.

A Sony também se diz bastante satisfeita com a resposta do público aos primeiros testes do aparelho e acredita ter um bom produto nas mãos. Apesar disso, sabe que ainda há muito trabalho a ser feito antes que o dispositivo possa ser lançado no mercado.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.