Versão falsa de Minecraft: Pocket Edition gera cobranças indevidas

Por Redação | 15 de Janeiro de 2014 às 16h50

A firma de segurança F-Secure emitiu um alerta relacionado a uma versão falsa de Minecraft: Pocket Edition, que está sendo cadastrada em lojas de aplicativo para Android na Europa. A criação seria de um grupo de hackers russos que modificou o código do game, fazendo com que ele realize cadastros em serviços de informação por SMS sem a autorização do cliente. A vítima do golpe só percebe a ação quando recebe a conta com as cobranças indevidas.

De acordo com a empresa, a versão hackeada de Minecraft: Pocket Edition é vendida por € 2,50, menos de metade do preço da edição oficial, comercializada pela desenvolvedora Mojang por € 5,40. E o pior de tudo: a edição falsa conta com o game completo e faz uma alteração sutil nas permissões do aplicativo.

Assim, durante a execução do título, o celular passa a enviar mensagens de texto para diversos serviços de informação controlados pelos criminosos, realizando o cadastro em todos que conseguir. Quando percebe, o usuário já teve seus créditos todos consumidos ou, pior ainda, se surpreende com uma conta exorbitante.

As orientações da F-Secure para evitar o problema são as mesmas de sempre: nunca baixe aplicativos fora de meios conhecidos e sempre prefira a loja Google Play para realizar compras para seu Android.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.