Valve revela gamepad para interagir com computadores Steam Machines

Por Redação | 27 de Setembro de 2013 às 21h23
photo_camera Divulgação

Após uma semana de mistérios e revelações graduais, a Valve anunciou nesta sexta-feira (27/09) o Steam Controller, que é um gamepad para interagir com as Steam Machines reveladas nesta semana. Reunindo o Steam Machine (hardware), o Steam OS (sistema da companhia baseado em Linux) e o Steam Controller o que temos? Um console da Valve, como muitos já suspeitavam. No entanto, o controle também pode ser usado em computadores.

Quando a empresa anunciou as Steam Machines na última quarta-feira, ela disse que os hardwares customizáveis "farão sentido para você". "Nós percebemos cedo que nossas metas exigiam um novo tipo de tecnologia para controles — uma tecnologia que fosse capaz de fechar o buraco entre a sala de estar e a mesa do computador sem comprometer nada", diz a Valve em seu site. A empresa também informa que passou mais de um ano desenvolvendo o novo gamepad.

A empresa diz que a sensação de uso "se aproxima à de usar um mouse de mesa", já que ele terá trackpads clicáveis duplos com absorção aguçada. A ideia da empresa é tornar jogáveis no sofá os games que precisam de comandos de teclado.

Um conceito um tanto inovador é o de oferecer um controle com 16 botões que é ambidestro, ou seja, canhotos poderão mudar a configuração do aparelho como quiserem.

O gamepad também possui uma tela (como o Wii U) sensível ao toque que tem alta resolução, e que pode se adaptar a cada jogo, tornando-se um botão único ou uma série deles.

Vale lembrar que as inscrições para o teste beta das Steam Machines já estão abertas, bem como de seu novo controle, e vão até o dia 25 de outubro. Para participar, é preciso entrar na comunidade Valve e seguir alguns passos simples como jogar qualquer título do Steam utilizando um gamepad no modo Big Picture.

steam controller
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.