Valve planeja introduzir controles com base no suor dos jogadores

Por Redação | 07 de Maio de 2013 às 14h49

A interação de jogadores com os games está prestes a ganhar um novo nível. A Valve começou a testar mecanismos de feedback em jogos eletrônicos com base no suor e movimento dos olhos dos jogadores enquanto estão imersos no universo de um determinado game. O projeto faz parte dos planos da companhia de levar as emoções dos gamers para dentro dos jogos e o desenvolvimento da nova tecnologia foi anunciado na última semana por Mike Ambinder, psicólogo experimental da Valve.

Segundo Ambinder, a empresa já começou a testar os recursos de feedback com base no suor dos jogadores com o título 'Left 4 Dead', onde os pesquisadores relacionaram o nível de transpiração do jogador com seu nível de excitação. Os dados, por sua vez, foram retransmitidos para o software do game e sua jogabilidade foi completamente transformada para atender aos sentimentos do jogador. Por exemplo, se o jogador permanece calmo durante uma sequência de tiroteio, o jogo continua dentro de sua total normalidade, mas se ele ficar nervoso, o ritmo do jogo é acelerado.

A empresa também desenvolveu uma nova versão do game 'Portal 2', onde os usuários são capazes de controlar suas ações dentro do jogo apenas com o movimento dos seus olhos. "Ele ainda é muito experimental, mas funcionou muito bem e ficamos satisfeitos com isso", afirmou Ambinder durante palestra na NeuroGaming Conference and Expo, em São Francisco, Estados Unidos.

A Valve não manteve segredo sobre seu desejo de desenvolver a tecnologia para integrar o feedback físico do jogador ao game quando anunciou a abertura de uma vaga de emprego para psicólogo no último ano e Gabe Newell, CEO da empresa, ressaltou durante a edição 2013 da CES (Consumer Electronics Show) a importância do retorno físico para os jogos do futuro, como informa o The Verge.

Por enquanto, ainda não se sabe quando essas novas tecnologias estarão disponíveis no mercado, mas Mike Ambinder acredita que a integração profunda das reações fisiológicas dos jogadores aos games poderá abrir novas fronteiras de interação nos jogos, principalmente, com a capacidade de alterar a jogabilidade do título em si para torná-lo mais interessante para cada jogador.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.