Unity será oferecido gratuitamente para desenvolvedores indies no Xbox One

Por Redação | 06 de Novembro de 2013 às 11h15

A Microsoft deu um grande passo ao encontro de desenvolvedores independentes que desejam produzir algum game para seu mais novo console, o Xbox One.

Segundo informações do GameSpot, a empresa confirmou que os desenvolvedores indies não precisarão pagar qualquer taxa para utilizar a cada vez mais popular engine Unity. A única exigência, no entanto, é que eles deverão estar registados no programa Independent Developers @Xbox.

O anúncio foi feito pelo diretor do ID@Xbox, Chris Charla, que ressaltou a importância da decisão:

"Nós queremos ter certeza de que qualquer desenvolvedor terá a mesma oportunidade de desenvolver sua ideia no Xbox One como se fosse um desenvolvedor que faz parte da equipe e que encontramos em Seattle, ou num numa feira de negócios, como a GDC ou Gamescom. Porque, no fim das contas, nós queremos que os jogadores tenham o que há de melhor. E é disso que o Xbox One se trata"

Já disponível previamente para Windows e Windows Phone, a chegada do Unity ao Xbox One está prevista para 2014 e fechará o ecossistema de entretenimento oferecido pela Microsoft aos desenvolvedores: "agora eles poderão lançar seus jogos por toda a plataforma Microsoft", disse Charla, que ainda acrescentou que a engine trará suporte a "todo e qualquer" elemento do console, incluindo o Kinect, SmartGlass e os impulse triggers do seu novo controle.

Parece que agora, de uma vez por todas, a Microsoft se aproxima dos desenvolvedores independentes como nenhuma outra empresa. Anteriormente, durante a Gamescon deste ano, a empresa anunciou o programa ID@Xbox, cujo objetivo é tornar a publicação de jogos ainda mais amigável do que era no Xbox 360 e oferecer-lhes o mesmo destaque que os demais jogos.

Há a expectativa que a adoção do Unity encoraje cada vez mais o surgimento de novos desenvolvedores e a migração de outros para a plataforma da empresa. Fica a torcida para que o empenho e esforço aplicados por Redmond sejam maiores do que aqueles oferecidos à outrora promissora comunidade de desenvolvedores XNA.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.