Steam também lança serviço de streaming

Por Redação | 03 de Dezembro de 2014 às 12h00

Depois do PlayStation 4 e do Xbox One, é hora do Steam se aventurar no mundo das transmissões de jogos ao vivo. Não é como se isso fosse impossível, mas até agora, os jogadores dependiam de softwares externos para mostrar seus jogos para o mundo. Mas não mais. A Valve anunciou nesta terça-feira (2) o lançamento do Steam Broadcasting, um sistema de streaming interno que ainda está em estágio Beta.

Com um único clique, jogadores podem começar a transmitir seus jogos para os amigos ou todo o mundo por meio da plataforma de distribuição digital. Basta estar jogando e com as opções de privacidade devidamente configuradas para que, assim que algum interessado apareça, o streaming comece automaticamente. Da mesma maneira, ele é encerrado sem interferência do usuário, caso ninguém esteja assistindo ou o game seja fechado.

Apesar dessa simplicidade, o controle é total. Os jogadores podem, por exemplo, configurar o Steam para pedir autorização a cada interessado em assistir, fechar as transmissões apenas para a lista de amigos ou, então, realizar o streaming para quem quiser por meio do hub de cada game, dentro do próprio cliente do serviço. Na outra ponta, basta que o usuário selecione alguém, clique com o botão direito e escolha “Assistir” para que a mágica comece a acontecer.

Não é exatamente a integração com o Twitch, YouTube e outros serviços que todo mundo gostaria, e quem tem canais nessas plataformas ainda precisará de softwares de terceiros para realizar as transmissões. Por outro lado, com a novidade, a Valve aumenta ainda mais o engajamento entre seus mais de 100 milhões de usuários, transformando o Steam não apenas em um mercado de jogos mas também em quase um serviço de entretenimento.

Por enquanto, a novidade ainda está em fase de testes, mas já pode ser experimentada por qualquer um. Para fazer isso, abra o software do Steam e, no menu “Exibir”, clique em “Configurações”. Na sequência, na opção “Conta”, pressione o botão “Alterar” e confirme a participação nos testes Beta da plataforma. O cliente do serviço irá reiniciar e, após algumas atualizações, você já poderá assistir aos streamings dos amigos desde que eles, também, tenham habilitado a função.

Até o momento, a Valve não falou em uma disponibilização geral do sistema Broadcasting. Além disso, ela também não comentou sobre a possibilidade de, no futuro, integrar serviços como o Twitch e o YouTube à sua plataforma.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.