Steam lança função de streaming de jogos entre computadores

Por Redação | 22 de Maio de 2014 às 10h15

Uma função bastante interessante para quem possui computadores ligados à televisão foi lançada nesta quarta-feira (21) pela Valve. Com o Steam In-Home Streaming, a empresa agora permite que os usuários realizem a transmissão de jogos entre computadores conectados a uma mesma rede sem fio doméstica, com títulos sendo rodados em uma das máquinas e repassados para serem jogados em outra.

A função já está disponível para todos os usuários do Steam, mas, claro, depende da velocidade e largura de banda de cada conexão domiciliar. Caso tudo esteja funcionando perfeitamente, porém, a Valve promete uma experiência sem atrasos ou queda de qualidade, dando mais liberdade a seus jogadores. Basta logar com a mesma conta de usuário em todas as máquinas e aproveitar a novidade.

De acordo com a empresa, o In-Home Streaming funciona até mesmo em computadores com características mais modestas, desde que, claro, o PC “cabeça” de toda a rede esteja de acordo com as especificações exigidas pelos títulos. Pela rede, também é possível gerenciar a lista de games, adquirir novos títulos e colocá-los para download sem estar diante da máquina central.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Por enquanto, apenas um computador com Windows pode ser usado como “host” da conexão. Máquinas que utilizam outras plataformas, como Mac e Linux, podem ser usadas para o streaming, permitindo que até mesmo títulos não lançados para tais sistemas sejam jogados perfeitamente neles.

Para a Valve, trata-se de dar mais opção e liberdade a seus usuários. A empresa explica ainda que é possível transferir a jogatina de um cômodo a outro da casa sem que seja preciso baixar o game novamente ou interromper o progresso. Basta acessar as configurações correspondentes no painel de controle do Steam para que suas partidas sejam transferidas diretamente do PC para o computador da sala, por exemplo, onde você poderá continuar jogando utilizando um controle.

Esta é mais uma iniciativa da Valve em busca de morder uma fatia do mercado de consoles de mesa. Além do In-Home Streaming, o Steam também conta com o modo Big Picture, voltado para computadores conectados a televisores, e trabalha ao lado de parceiros comerciais para o lançamento das Steam Machines, máquinas com diversas configurações e sistema operacional proprietário que prometem simplificar o processo de compra e instalação de jogos para PC.

Funções semelhantes a essa existem também nos consoles. É o caso, por exemplo, do Wii U, que permite a jogatina diretamente na tela do controle, ou do PlayStation 4, que realiza o streaming de jogos processados no videogame de mesa para o PS Vita.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.