Steam ganha versão experimental para o Oculus Rift; saiba como acessar

Por Felipe Demartini

Para marcar o início do primeiro Steam Dev Days, uma conferência da Valve voltada aos desenvolvedores de jogos e inovações, a empresa liberou uma versão Beta da interface de sua loja virtual, voltada para uso com o Oculus Rift. Com a novidade, é possível explorar a interface de usuário do sistema utilizando movimentos com a cabeça e controles especiais, de forma mais intuitiva.

O experimento com realidade virtual funciona com o Big Picture Mode, que apresenta uma interface mais amigável e visual, voltada para uso em televisões. Por meio dela, é possível acessar a loja online, fazer compras, verificar a lista de jogos, iniciar downloads e carregar os games, entre diversas outras funções básicas da plataforma, que nesse modo, se chama SteamVR.

O objetivo, de acordo com a Valve, é dar uma experiência mais intuitiva com a realidade virtual, integrando o jogador a esse mundo e tornando a passagem da interface para o próprio game mais dinâmica e natural. Por enquanto, claro, o Oculus Rift ainda não chegou ao mercado, mas a intenção é que o Steam esteja preparado para ele quando o dia do lançamento finalmente chegar.

Caso você seja um dos felizardos que já possuem uma versão para desenvolvedores do Oculus Rift, os seguintes passos são necessários para visualizar a interface em realidade virtual:

  • Abra o Steam e vá até a opção Tools, dentro da biblioteca de jogos;
  • Instale o cliente do SteamVR;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre a opção instalada e acesse o menu de propriedades;
  • Na aba Betas, selecione a opção Beta update e feche a janela, aguardando o download da atualização;
SteamVR
  • Feche o Steam e o abra novamente, acessando novamente a opção SteamVR e ativando-a. Pela mesma janela, também é possível encontrar as configurações do modo de realidade virtual.
SteamVR

Nos fóruns oficiais da Valve, uma série de usuários está relatando problemas para visualizar a interface, algo que é comum em testes Beta como estes. A empresa afirma estar trabalhando para resolver todos os problemas de incompatibilidade.

De acordo com o site VentureBeat, o SteamVR e os primeiros jogos adaptados para o Oculus Rift estarão disponíveis para os desenvolvedores participantes do Steam Dev Days. Além disso, a Valve também terá membros de seu time no local para responder perguntas sobre a integração com a realidade virtual.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.