Steam ganha versão experimental para o Oculus Rift; saiba como acessar

Para marcar o início do primeiro Steam Dev Days, uma conferência da Valve voltada aos desenvolvedores de jogos e inovações, a empresa liberou uma versão Beta da interface de sua loja virtual, voltada para uso com o Oculus Rift. Com a novidade, é possível explorar a interface de usuário do sistema utilizando movimentos com a cabeça e controles especiais, de forma mais intuitiva.

O experimento com realidade virtual funciona com o Big Picture Mode, que apresenta uma interface mais amigável e visual, voltada para uso em televisões. Por meio dela, é possível acessar a loja online, fazer compras, verificar a lista de jogos, iniciar downloads e carregar os games, entre diversas outras funções básicas da plataforma, que nesse modo, se chama SteamVR.

O objetivo, de acordo com a Valve, é dar uma experiência mais intuitiva com a realidade virtual, integrando o jogador a esse mundo e tornando a passagem da interface para o próprio game mais dinâmica e natural. Por enquanto, claro, o Oculus Rift ainda não chegou ao mercado, mas a intenção é que o Steam esteja preparado para ele quando o dia do lançamento finalmente chegar.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Caso você seja um dos felizardos que já possuem uma versão para desenvolvedores do Oculus Rift, os seguintes passos são necessários para visualizar a interface em realidade virtual:

  • Abra o Steam e vá até a opção Tools, dentro da biblioteca de jogos;
  • Instale o cliente do SteamVR;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre a opção instalada e acesse o menu de propriedades;
  • Na aba Betas, selecione a opção Beta update e feche a janela, aguardando o download da atualização;
SteamVR
  • Feche o Steam e o abra novamente, acessando novamente a opção SteamVR e ativando-a. Pela mesma janela, também é possível encontrar as configurações do modo de realidade virtual.
SteamVR

Nos fóruns oficiais da Valve, uma série de usuários está relatando problemas para visualizar a interface, algo que é comum em testes Beta como estes. A empresa afirma estar trabalhando para resolver todos os problemas de incompatibilidade.

De acordo com o site VentureBeat, o SteamVR e os primeiros jogos adaptados para o Oculus Rift estarão disponíveis para os desenvolvedores participantes do Steam Dev Days. Além disso, a Valve também terá membros de seu time no local para responder perguntas sobre a integração com a realidade virtual.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.