Square Enix envia kit à Marta Suplicy para mostrar o caráter cultural dos games

Por Redação | 20 de Março de 2013 às 12h45

A polêmica envolvendo a criação do Vale-Cultura e a opinião da atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, sobre os jogos eletrônicos não serem considerados cultura, fez com que o estúdio japonês Square Enix enviasse alguns presentes para ela com a intenção de mostrar que os games também podem levar cultura aos jogadores.

Diferentemente do que muitos podem pensar, o estúdio não enviou à ministra cópias do mais recente jogo da franquia 'Tomb Raider' ou de 'Final Fantasy'. O kit montado pela Square Enix é composto por um disco com a trilha sonora orquestrada por Nobuo Uematsu para o 'Final Fantasy', intitulada 'Distant Worlds: Music from Final Fantasy', e um livro com artes conceituais desenvolvido por Yoshitaka Amano.

Presentes Square Enix Marta Suplicy

Foto: Divulgação

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Junto com os presentes, a empresa, representada pelo seu braço latino-americano, enviou uma carta explicando a importância dos jogos eletrônicos e dos elementos presentes neles como, por exemplo, músicas e artes, não só para a cultura japonesa, mas também mundial. A carta, em nenhum momento, cita a polêmica sobre a não-inclusão dos jogos no Vale-Cultura ou defende a opinião de que os games devem ser incluídos no benefício.

Confira abaixo a íntegra da carta enviada pela Square Enix à ministra Marta Suplicy:

Exmª. Sra. Ministra da Cultura Marta Suplicy:

Nós, da Square Enix América Latina, gostaríamos de presenteá-la com alguns itens de nossa criação para vosso conhecimento e apreciação dos mesmos.

O grupo Square Enix ostenta um amplo portfólio de propriedade intelectual, incluindo: Final Fantasy, que vendeu mais de 100 milhões de unidades pelo mundo, Dragon Quest, que vendeu mais de 58 milhões de unidades e Tomb Raider, que vendeu mais de 35 milhões de unidades mundialmente. Além disso, temos outros produtos bem conhecidos como: Deus EX, Hitman, Kingdom Hearts, e o clássico Space Invaders. O grupo Square Enix continua a expandir os limites da criatividade e inovação provendo produtos, serviços e conteúdos de alta qualidade de entretenimento e cultura.

O material que está recebendo contém primeiramente um CD chamado Distant Worlds: Music from Final Fantasy, que é um álbum com a gravação da música orquestral da série Final Fantasy. O álbum contém uma seleção de músicas dos jogos, compostas por Nobuo Uematsu, e performada pela Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo. Foi gravado em agosto de 2007 no Stockholm Concert Hall, antecendendo a turnê de shows, que se iniciou em Estocolmo em 4 de dezembro de 2007 e que segue em turnê mundial atualmente, já passando por mais de 40 cidades ao redor do mundo.

Segue também um artbook feito por Yoshitaka Amano, com a arte de Final Fantasy baseada na cultura japonesa, chamado Japan. Yoshitaka Amano é um artista japonês renomado, conhecido por seu trabalho como ilustrador de personagens, e trabalhos com teatro e cinema japonês. Ele foi o responsável pela adaptação de Speed Racer para animação, sendo também o criador de personagens icônicos e influentes, como Gatchaman, Tekkaman, Hutch the Honeybee e Casshan. Porém, um de seus trabalhos mais reconhecidos são suas ilustrações para a aclamada franquia de videogames Final Fantasy.

Esperamos que seja de vosso apreço o material que estamos enviando e ficamos à disposição para qualquer contato de vosso interesse.

Atenciosamente,

Square Enix América Latina"

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.