Sony vai remover suporte ao YouTube e Mapas no PlayStation Vita

Por Redação | 28.01.2015 às 11:56

No início de seu ciclo de vida, a Sony tentou fazer do PlayStation Vita quase um equivalente aos smartphones e tablets, com suporte a aplicativos, entretenimento e foco na utilização de sua tela de toque para ações do dia a dia. A ideia não deu tão certo assim e, agora, a empresa pretende retirar algumas destas funções para liberar poder de processamento do portátil.

De acordo com o Ubergizmo, a japonesa lançará uma atualização em 20 de abril que acabará com o suporte do Vita ao YouTube. Os vídeos ainda poderão ser assistidos no console, claro, mas apenas por meio do navegador de internet, uma opção longe da desejada pelos entusiastas do entretenimento na plataforma.

Até a data, os jogadores que já possuem o aplicativo instalado poderão usá-lo normalmente, até que ele seja removido de seus sistemas. Por outro lado, novas instalações já não são mais possíveis, já que na atualização de sua loja online desta terça-feira (27), a Sony removeu o software de suas listagens.

Antes disso, um update previsto para março também encerrará o suporte do Vita a serviços de mapas e ao Near, um sistema que revela locais próximos por meio de geolocalização. Originalmente, a plataforma seria usada até mesmo em games, mas a ideia acabou sendo deixada de lado por desenvolvedores e pela própria Sony, que, agora, a abandona de vez.

Especula-se que a remoção, na verdade, tenha mais a ver com uma recusa da Sony de pagar as licenças para disponibilização dos apps em sua plataforma. Como a iniciativa de transformar o Vita em uma alternativa aos celulares não deu muito certo, a companhia agora foca na integração do portátil com o PlayStation 4 e também nos jogos japoneses, que continuam alavancando os números do console. Nesse ensejo, apps de entretenimento e localização acabaram ficando totalmente fora da curva.