Sony encerrará vendas do PSP

Por Redação | 03.06.2014 às 17:49 - atualizado em 03.06.2014 às 18:24

Para aumentar as vendas do portátil PlayStation Vita, a Sony irá parar de vender o seu antecessor, o PSP, segundo informações da Associated Press. A empresa japonesa anunciou nessa terça-feira (03) que as últimas unidades do aparelho deverão ser enviadas para os Estados Unidos até janeiro e que no Japão as vendas já se encerram nesse mês. Para o mercado europeu, espera-se a venda do PSP termine até o final do ano.

Como estratégia para conseguir vender mais aparelhos do Vita, a Sony está oferecendo descontos e downloads gratuitos para os donos do PSP. No entanto, ainda não foi definido se essa estratégia promocional será adotada em todos os países.

Até dois anos atrás, quando a Sony fez o último levantamento de vendas do PSP, a companhia japonesa havia vendido mais de 76 milhões de unidades do portátil. Vale lembrar que o modelo foi lançado em dezembro de 2004.

No entanto, apesar da substituição do PSP pelo PlaySyation Vita, analistas acreditam que o sucessor não alcançará números expressivos nas vendas. Isso porque o mercado de videogames portáteis está cada vez mais em baixa, visto que os smartphones estão cobrindo boa parte da demanda com jogos móveis.

A Sony anunciou perda de US$ 1,3 bilhão no último ano fiscal e projeta terminar o ano também com números negativos, por isso o futuro dos dispositivos dedicados a jogos, como o PS Vita, é bastante incerto.