Sony pode lançar óculos de realidade virtual para o PlayStation 4

Por Redação | 03 de Setembro de 2013 às 15h28

Além de implementar comandos de voz no PlayStation 4, a Sony quer também mostrar a experiência de jogo com realidade virtual no seu novo console, segundo o site Eurogamer.

A Sony tem trabalhado em um dispositivo que pudesse rivalizar com o Oculus Rift VR, um dispositivo ainda em fase experimental e que vem crescendo em popularidade. O "capacete" da Sony deve ser lançado apenas no ano que vem e deve ser compatível com o PlayStation 4.

Várias fontes indicaram ao Eurogamer que a Sony lançará os modelos HMZ-T3 e HMZ-T3W com displays internos e ângulos de visão de 45 graus, com uma tecnologia especial para garantir um melhor contraste na tela. Internamente, o dispositivo tem sido demonstrado rodando com o DriveClub, um jogo de corrida onde os usuários poderão ter a visão do cockpit de um carro.

Esse tipo de dispositivo não funciona apenas como uma tela na frente dos olhos do usuário. O Sony VR headset, como é chamado o aparelho, possui duas telas OLED com resolução 720p, sendo uma tela para cada olho. Assim, com as duas telas projetando imagens ao mesmo tempo, é possível criar a noção de profundidade e imersão em 3D.

Para o sistema de som, o aparelho deve integrar um subwoofer e contar com tecnologia de 7.1 canais virtuais, simulando o posicionamento de caixas acústicas dentro do próprio dispositivo.

Enquanto isso, a Oculus ainda está praticamente sozinha nesse mercado e, apesar de confirmar já ter recebido propostas de compra, eles pretendem continuar andando com as próprias pernas.

O fundador, Palmer Luckey, disse em entrevista que "se Microsoft e Sony decidirem criar seus próprios dispositivos, isso apenas validará que realmente existe um mercado para isso. Certamente há espaço para mais de uma pessoa neste mercado. Por enquanto somos os únicos. Isso apenas mostraria o que o VR realmente é - que ele é importante e veio para ficar".

Existe a possibilidade de que, em vez de reinventar a roda, empresas como Microsoft, Sony e Nintendo possam apenas trabalhar para que os produtos da Oculus se tornem compatíveis com seus consoles.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.