Sony anuncia oficialmente o PlayStation 4 sem mostrar imagens do console

Por Caio Carvalho | 20 de Fevereiro de 2013 às 20h55

Acabou o mistério. A Sony revelou na noite desta quarta-feira (20) sua nova geração de consoles durante o evento PlayStation Meeting 2013, em Nova York. Confirmando todas as especulações, o sucessor do PS3 é mesmo o PlayStation 4, mas não foi divulgado como ele é fisicamente.

Andrew House, gerente de desenvolvimento da Sony, foi quem fez o anúncio. Nas palavras do executivo, o aparelho será a plataforma de jogos mais poderosa que já existiu. "Daremos uma experiência multidimensional aos jogadores, uma nova proposta de como jogar videogame. Não somos mais uma caixa", disse House.

Hardware

O PlayStation 4 possui arquitetura semelhante a de um PC. O dispositivo é baseado em um potente chip customizado x86-64 de oito núcleos, 8GB de memória GDDR5 unificada, placa de vídeo de última geração e um disco rígido poderoso para armazenar dados localmente.

A GPU contém um array unificado de 18 unidades computacionais, que juntas geram 1.84 Teraflops de poder de processamento, que pode ser livremente aplicado a tarefas gráficas, de simulação, ou ainda combinar ambas opções.

PlayStation 4

DualShock 4

O novo controle recebeu o nome de DualShock 4. O modelo oficial é o mesmo revelado na semana passada, quando imagens do joystick vazaram na internet. Ele incorpora um novo sensor de seis eixos e possui um display touchscreen ao centro, além de uma barra luminosa com três LEDs coloridos que acendem em várias cores, localizada na parte superior do acessório. Tudo depende do jogo e de como seu está seu personagem na jogatina: se ele está em situação crítica de saúde ou foi seriamente ferido, a cor muda para algo correspondente a situação.

O DualShock 4 também virá com um alto-falante embutido e conector para headset, permitindo que você ouça os efeitos sonoros do game e converse com seus amigos enquanto joga online, ao mesmo tempo. Há ainda um botão chamado "Opitions", que substitui as funções do "Start/Select", e outro chamado "Share", que fará transmissão em tempo real do seu gameplay para serviços de streaming pela internet, como o Ustream. Você também poderá compartilhar seus troféus e conquistas, além de subir seus vídeos para o Facebook - sem precisar converter o formato dos clipes - e permitir que outras pessoas façam comentários e interajam.

PlayStation 4

PlayStation Eye 4

A nova PlayStation Eye 4, como foi nomeada, incorpora duas câmeras de alta sensibilidade com lentes grande-angulares com ângulo de visão diagonal de 85 graus, para reconhecerem a profundidade do local e adequá-la ao game. Isso significa que o acessório destaca a imagem do jogador em relação ao fundo ou perceba a posição dos jogadores na frente ou atrás, ampliando ainda mais as formas de aproveitar os games.

A PS Eye 4 ainda detecta a cor da barra luminosa do DualShock 4 para integrar os jogadores com os personagens dos jogos, possibilitando uma maneira mais imersiva durante a jogatina. Além disso, o produto continua com suporte ao PS Move.

Serviços e funcionalidades

PlayStation 4

A Sony também mostrou como o Gaikai será usado no PlayStation 4. O serviço de streaming na nuvem será integrado à rede online PSN através do PlayStation Cloud, que vai permitir que seus amigos assistam ou até mesmo joguem suas partidas caso você precise de ajuda. Também será possível executar seus jogos antes que o download termine, ou ainda baixá-los mesmo quando o console estiver desligado, graças a um chip que funciona de forma independente.

É com a nuvem que a Sony deve acabar com demos e betas dos games. Com o PS4, quando você ver algum título que lhe interesse, você poderá testar uma parte do game real e não uma versão limitada, antes de efetuar a compra. A má notícia é que, pelo menos por enquanto, não haverá retrocompatibilidade com games do PlayStation 3. Contudo, a empresa afirmou que promete incluir suporte a títulos antigos no futuro.

Além disso, alguns apps estarão presentes na parte social do novo videogame, como Facebook, Netflix, Hulu Plus e Amazon.

Remote Play e segundas telas

Como o prometido, o PS Vita terá total integração ao PS4. Será possível pausar seus games no console e continuá-los no portátil. A ideia da Sony é que qualquer título disponível no console de mesa, também possa ser jogado no aparelho menor.

Outra novidade é que agora tablets e smartphones com sistema operacional iOS ou Android poderão ser usados como segundas telas do PS4. Através de um aplicativo chamado PlaStation app, os usuários podem, por exemplo, ver mapas na tela do celular enquanto jogam um game de aventura, comprar games enquanto estão longe de casa e baixá-los diretamente no videogame, ou assistir remotamente a outros gamers jogando em seus dispositivos.

Jogos

Títulos exclusivos continuam como marca registrada no novo console da Sony. Entre os anunciados estão Knack, Killzone: Shadow Fall, Drive Club, Infamous: Second Son e The Witness. E as empresas parecem ter adotado bem a nova plataforma; veja abaixo quais já estão trabalhando em projetos para o aparelho:

PlayStation 4

Apesar de cada um ter uma proposta diferente - Drive Club é de corrida, Knack um game mais infantil -, todos mostram um alto nível de detalhamento. Os gráficos são muito realistas e rodam em tempo real, além de revelarem efeitos impressionantes de sombra, cores e luz.

A Capcom apresentou uma nova engine chamada Panta Rhei, e um vídeo de seu novo jogo: Deep Down. A demonstração é semelhante a Dragon's Dogma, outro título recente lançado pela companhia japonesa.

Já a Square Enix não mostrou nenhum game novo, apenas a demonstração da Agni's Philosophy que foi exibida na E3 2012. Mas Shinji Hashimoto, o novo diretor de Final Fantasy, disse para os jogadores esperarem até a E3 deste ano para o anúncio de um novo jogo da franquia.

Yves Guillmont, CEO da Ubisoft, trouxe mais informações sobre Watch Dogs, aguardado título da empresa que será lançado nas plataformas da geração atual e também no PlayStation 4. Foi exibida ainda uma demo inédita do game, dando indícios de que será uma versão futurista de Assassin's Creed. O personagem faz parkour e usa o celular para controlar inúmeros objetos do cenário, como caixas eletrônicos, carros e até o metrô.

Outra empresa que deu as caras foi a Bungie. Os produtores de Destiny contaram um pouco mais sobre o jogo, que chegará ao PlayStation 4. Mas a surpresa foi a participação da Blizzard na conferência da Sony. A companhia anunciou que Diablo III terá versões para PS3 e também para PS4. Datas não foram anunciadas.

Lançamento

Foi confirmado que o PlayStation 4 será lançado no final de 2013, nos Estados Unidos. É provável que o mês seja novembro, já que o PS3 chegou às lojas na mesma data. Não foram divulgados os preços, nem há previsão de lançamento do aparelho no Brasil, segundo a assessoria de imprensa da Sony.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.