Sony acredita que atualizações de jogos no dia do lançamento não é uma boa ideia

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2015 às 07h41
photo_camera Divulgação

Você compra aquele jogaço super aguardado ainda na fase de pré-venda e espera ansiosamente o dia de poder baixá-lo para começar a jogar — ou então a mídia física chegar em sua casa. Mas, ao iniciar o game, é surpreendido com a desagradável notícia de que terá que baixar e instalar uma atualização pesada antes de poder jogar - um verdadeiro balde de água fria no entusiasmo de qualquer um.

Se isso tudo parece uma grande má ideia para você, tenha esperança: a Sony compartilha dessa opinião. O executivo Jim Ryan, presidente da Sony Europa, deu uma entrevista ao jornal Metro na qual fala sobre inúmeros tópicos, inclusive este. Na conversa, Ryan revela que a empresa acha que essa é uma prática ultrapassada e que pretende fechar o cerco em torno de desenvolvedores que abusam disso.

Os downloads nos dias de estreia começaram a ser implementados como uma solução para desenvolvedores fazer ajustes finais no game assim que ele é lançado. Porém, muitas empresas começaram a usar o recurso para lançar jogos incompletos no mercado, o que obviamente desagrada qualquer um.

Questionado pela reportagem sobre a possibilidade de limitar em um determinado tamanho os patches de atualização nos chamados “day one”, Ryan concordou que ela existe e que acabaria agindo no sentido de modificar o comportamento dos desenvolvedores. “Isso poderia inclusive resultar em certos jogos atrasando, vamos dizer, de três a quatro meses”, comenta.

PlayStation Network

Há sempre o outro lado

Entretanto, Ryan também deixa claro que há quem partilhe de outra opinião a respeito disso.

“Há muitas pessoas que estão satisfeitas em ter que esperar um pequeno período de tempo enquanto baixa o pacote de atualização em vez de aguardar seis meses para o jogo aparecer”, afirma o executivo.

E, no final das contas, tudo acaba ficando por conta da própria desenvolvedora, com Ryan deixando claro que uma empresa acaba sofrendo as consequências de suas práticas de distribuição.

“Se uma desenvolvedora X escolhe ir pelo caminho de downloads de estreia constantes e massivos, então, em último caso, ele vai colher as consequências disso”, conclui o presidente da Sony Europa.

E você? Prefere que os jogos cheguem antes, mas “incompletos” e com um grande volume de dados para baixar logo de cara, ou que eles demorem mais, porém dispensem grandes downloads de início?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!