Sonda Curiosity da NASA vai ganhar versão em Lego

Por Redação | 23 de Dezembro de 2013 às 11h05
photo_camera Lego

A fabricante de brinquedos Lego anunciou que a partir de primeiro de janeiro estará disponibilizando para venda um conjunto de peças que formam uma sonda Curiosity da NASA. O pacote inclui seis rodas, suspensão, braços articulados e diversas câmeras.

No final, você terá uma versão funcional idêntica ao original, numa proporção de 1:20. Para completar, o projeto foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico Stephen Pakbaz, uma das pessoas que trabalharam na sonda Curiosity verdadeira.

Sonda Curiosity em Lego

Ele enviou o projeto em 2011, quando recebeu mais de 10.000 votos e foi aprovado em junho deste ano. Aparentemente, o projeto final ficou bem próximo do seu desenho original e ainda trouxe melhorias em relação à sonda da NASA.

Uma das favoritas de Pakbaz é a que usa juntas circulares para conectar a suspensão com o braço no topo do corpo da sonda, o que a deixa mais precisa, robusta e fácil de montar, segundo ele.

"Para mim, a experiência de construir [esse Lego] foi similar ao que vivenciei com a sonda Curiosity de verdade, que alcançou o solo marciano com sucesso", disse no anúncio. "Ela pode ser usada para explorar regiões desconhecidas da sua casa ou escritório", completou.

A sonda Curiosity vai custar US$ 29,99 na loja online da Lego.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.