Site lista 40 personalidades mais poderosas da indústria dos games

Por Ultradownloads | 01 de Fevereiro de 2012 às 09h38
Divulgação

Como em qualquer indústria do ramo do entretenimento, quando falamos das principais personalidades do mundo dos games, há uma grande lista de desenvolvedores de jogos a se considerar. Pessoas que criaram os jogos do Mario, Tetris, Pong tem seu lugar garantido... e até o CEO da Apple, Tim Cook.

O site Kotaku listou as 40 pessoas mais poderosas dentro da indústria de games e colocou não só Tim Cook em primeiro lugar, como também outros donos de grandes companhias do ramo dos videogames, como Bobby Kotick (CEO da Activision, a empresa mais lucrativa do meio), Mike Morhaime (CEO da Blizzard), e também relaciona Mark Zuckerberg do Facebook.

Veja abaixo os dez primeiros a serem listados pelo site americano:

Tim Cook (CEO da Apple)
Don Mattrick (Chefe do departamento Xbox da Microsoft)
Satoru Iwata (CEO da Nintendo)
Mike Morhaime (CEO da Blizzard)
Bobby Kotick (CEO da Activision)
Mark Zuckerberg (Fundador e CEO do Facebook)
Kazuo "Kaz" Hirai (Vice-presidente Executivo da Sony Corp)
Gabe Newell (CEO da Valve software)
John Riccitiello (CEO da Electronic Arts)
Eric Bright (Chefe do setor de compras de jogos da Wal-Mart)

Mesmo sendo um fato estranho que executivos de empresas cujo foco não é voltado para o mercado de games estejam na lista, o site justifica suas escolhas. O que leva Tim Cook a ser a o maioral é fato dos dispositivos iOS totalizarem 250 milhões de unidades vendidas - todos com acesso facilitado à App Store americana, que conta com centenas de jogos.

A lista da Kotaku pareceu diversificar suas escolhas, dando espaço tanto para dispositivos mobile (mercado em alta no momento), quanto jogos casuais do Facebook, em que empresas como a Zynga e Vostu são responsáveis pelo entretenimento de milhões de usuários com jogos como FarmVille, CityVille e Mafia Wars.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.