Servidor brasileiro de League of Legends sofre possível ataque DDoS

Por Felipe Santana Felix | 17.04.2013 às 18:36

O servidor brasileiro de League of Legends sofreu instabilidade na manhã de hoje (17) e ficou fora do ar no periodo da tarde. A situação foi normalizada por volta das 17h30, mas a Riot ainda está trabalhando no problema que parece ser um ataque DDoS.

Os jogadores que tentaram se conectar ao servidor tiveram problemas, não com login e senha, mas com uma aparente sobrecarga de computadores conectados ao servidor, gerando um "congestionamento" entre os jogadores brasileiros.

O servidor pode ter sido vitima de um ataque DDoS. Muito utilizado pelo grupo Anonymous, os ataques DDoS não são realizados para roubar senhas ou adquirir dados dos usuários, mas sim para desabilitar o acesso a um website ou servidor por sobrecarga. Este tipo de ataque é feito por uma máquina mestre que ativa inúmeras outras que funcionam como zumbis, acessando o alvo até sua sobrecarga.

Leia mais: Entenda como funciona um ataque DDoS

Questionada sobre o problema pelo Canaltech, a Riot Brasil informou que não é política da empresa se pronunciar em relação a ataques à sua plataforma e que todo e qualquer comunicado será feito por meio de seus canais de contato, Facebook, Twitter e Fórum.

No momento as filas de jogos ranqueados estão desabilitadas e um dos funcionários da empresa, Riot Mazza, foi ao forum oficial do game comunicar que, mesmo estando no ar, a empresa ainda está trabalhando na estabilidade do servidor.

Vale ressaltar que o servidor norte-americano também parece passar por algum tipo de problema em relação a acesso.