Programador faz versão do Flappy Bird com nova linguagem de programação da Apple

Por Redação | 05.06.2014 às 09:48

Menos de um dia após a Apple ter anunciado a Swift, nova linguagem de programação que será utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para iOS, um programador norte-americano conseguiu desenvolver uma cópia fiel do famigerado Flappy Bird utilizando a nova tecnologia.

De acordo com o site TechCrunch, Nate Murray, ex-engenheiro de software na IFTTT e cofundador da escola de programação online Fullstack, não levou mais que nove horas – incluindo as pausas –para desenvolver o jogo.

Murray disse que viu com bastante entusiasmo o anúncio da nova linguagem já que a Objective-C, usada no iOS atualmente, tende a ser um tanto quanto trabalhosa no desenvolvimento e decidiu imediatamente avaliar o potencial da Swift.

Confirmando as expectativas da Apple, ele mesmo se surpreendeu com a praticidade que encontrou na nova linguagem. "Um recurso que me deixou particularmente animado é o Playgrounds. Eu estive procurando uma ferramenta para ensinar programação por um longo tempo. No início deste ano eu e meu sócio desenvolvemos o Choc, um navegador muito semelhante ao Playgrouds. Mas o Playgrounds parece ser a ferramenta de ensino que eu estava procurando", disse Murray a respeito de um recurso que permite o desenvolvedor fazer mudanças no código e acompanhar o resultado na aplicação em tempo real.

A escolha do Flappy Bird, segundo Murray, se deu pois desenvolver uma versão do jogo já está se tornando quase um rito de passagem para desenvolvedores de jogos e testes de novos frameworks. Ele disse que não há planos de lançar o aplicativo na App Store.

Com isso, a Apple parece ter mesmo acertado a mão com a nova linguagem. Se antes a Objective-C era um dos obstáculos que novos desenvolvedores enfrentavam para trabalhar com o iOS, agora a facilidade pode atrai-los para a plataforma e resultar em um maior número de aplicações para iPad e iPhone.