Pokémon X e Y chegam hoje ao Brasil; saiba tudo sobre os games

Por Lucas Agrela | 12 de Outubro de 2013 às 06h43

Em 12 de outubro, chegam ao Brasil dois novos títulos de uma das franquias de maior sucesso da Nintendo: Pokémon X e Pokémon Y, os primeiros exclusivos para o portátil 3DS. A sexta geração do jogo traz uma série de inovações, incluindo, enfim, um modo de batalha mais semelhante ao apresentado no Pokémon Stadium, de 1999, para Nintendo 64.

Com 15 anos de mercado, quando os personagens Red e Blue começaram a aventura de capturar os 150 Pokémons, o objetivo era vencer os oito ginásios para conseguir insígnias o suficiente para poder derrotar a Elite dos Quatro da Liga e tornar-se um mestre Pokémon.

Nos novos títulos, o objetivo é semelhante. Mas apesar das diversas inovações de enredo, a grande novidade do jogo está na possibilidade inédita da Mega Evolução. Se você acha que um Charizard ou um Mewtwo não podem ficar mais fortes, nesse game, você está redondamente enganado.

O efeito tridimensional, que começou a ser usado gradativamente desde o Pokémon Black e White (2011), também é um dos destaques na nova geração. Como de costume, os títulos trazem uma série de novos Pokémons. Agora o desafio é muito maior do que o de Red e Blue: são 718 Pokémons, no total. Entretanto, você só pode conseguir sozinho 454, os demais precisam ser transferidos das edições antigas do game via troca.

Mega Evoluções

Conheça abaixo as Mega Evoluções de Charizard, Venosaur, Mewtwo e Blastoise.

pokemon X e Y

A Mega Evolução acontece apenas durante as batalhas e somente quando Pokémon está "equipado" com o item chamado Mega Stone. O novo recurso também pode ser usado em Alakazam, Gengar, Kanghaskan, Pinsir, Gyarados, Ampharos, Heracross, Tyranitar, Blaziken, Gardevoir, Mawile, Aggron, Medicham, Banette, Absol, Garchomp e Lucario.

Charizard e Mewtwo possuem duas versões, uma exibida em cada jogo. Por enquanto, a Nintendo revelou em seu site 30 novos Pokémons. Os iniciais da série serão chamados Fennekin (fogo/psíquico), Froakie (água noturno) e Chespin (planta/lutador). Essa será a primeira vez da história do game que Pokémons básicos terão dois tipos, o que aumenta tanto as vantagens sobre outros, bem como as fraquezas.

Visual 3D

Para aproveitar os recursos do Nintendo 3DS, a empresa trouxe um visual em terceira dimensão para o game. As câmeras agora se movimentam, mostrando o jogo de diversos ângulos, diferentemente do que acontecem em jogos até a geração Black e White. A diferença é enorme entre o Pokémon X e Y em relação ao primeiro título da série, em preto e branco e 2D.

Pokémons Iniciais

Veja acima Fennekin, que evolui para Braixen, uma raposa de fogo; Froakie, que evolui para Frogadier, o sapo noturno; e Chespin, que evolui para Quilladin, o roedor do tipo planta.

Novo Tipo

Além disso, haverá também um novo tipo de Pokémon: Fada. Essa espécie inclui Jigglypuff, Gardevoir, Sylveon e até mesmo o Marril - que mais parece um rato do que uma fada.

Volta dos Clássicos

Uma das maiores alegrias para os jogadores mais antigos está na volta dos clássicos Pokémons iniciais da série Red, Blue e Yellow:

Squirtle, Bulbasaur e Charmander. Mas não será tão fácil consegui-los: será preciso vencer o Professor Sycamore durante o enredo do jogo para ganhar de presente um dos três.

Batalhas Aéreas

No melhor estilo Dragon Ball Z, os Pokémons agora poderão ter batalhas aéreas, chamadas Sky Battles. No entanto, ambos precisam ter a habilidade Levitate ou ser do tipo voador.

Você também pode encontrar até cinco Pokémons selvagens de uma só vez - antes era possível encontrar apenas dois.

Novo Mapa

O novo mundo é chamado Kalos e foi criado com base na França. Há até mesmo uma Torre Eiffel na cidade de Lumiose.

Personalização

Além de escolher o sexo, como de costume, agora você pode mudar o cabelo, cor da pele e roupas para deixar o personagem mais parecido com você.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.