Playstation 4: o que esperar do evento da Sony nesta quarta-feira (20)?

Por Redação | 20 de Fevereiro de 2013 às 10h30

Logo mais, às 20h, a Sony vai realizar um evento voltado para a linha Playstation em Nova York, Estados Unidos, e espera-se que a empresa apresente a nova geração do seu console, o Playstation 4. Mas, além do novo aparelho, especialistas acreditam que a Sony poderá anunciar muitas outras novidades incluindo jogos e funções para o console.

Segundo a revista Forbes, a expectativa para o anúncio da Sony, que apresentou o Playstation 3 há exatos seis anos, é tanta que são esperadas 1.200 pessoas no auditório em que será realizada a conferência.

Acredita-se que a empresa não irá apresentar a versão completa do seu console neste primeiro momento, e apenas uma protótipo do que virá a ser o PS4 assim como fez com o lançamento do PS Vita em 2011. Os detalhes completos podem ser deixados para a apresentação da Sony na conferência E3, em junho, e alguns especialistas afirmam que poderemos ouvir falar do 'PS Orbis' e não do Playstation 4 durante este evento.

As especificações técnicas do console devem ser apresentadas nesta noite e, como indicam os rumores, o PS4 deverá ser equipado com CPU Jaguar de oito núcleos, GPU Liverpool, 8GB de memória RAM para os desenvolvedores (e 4GB GDDR5 na versão comercial do aparelho), além de entrada USB 3.0, como informa o VGLeaks. O novo console também deverá ter integração com o serviço de cloud gaming da Gaikai, adquirida pela Sony em 2012, o que indica que os jogos para o PS4 passarão a rodar apenas por streaming, exigindo conexão constante com a internet.

Playstation evento

Reprodução: CNN

Outro rumor que gerou muita polêmica entre os jogadores é a possibilidade de que o novo console da Sony não aceite jogos usados, mas especialistas acreditam que a companhia não irá comentar sobre esse assunto delicado durante sua apresentação de hoje (20). Em contrapartida, a empresa deverá focar sua apresentação na característica do suporte ao formato digital e da continuidade de mídias tradicionais, dessa vez, utilizando o Blu-Ray.

"A Sony precisa mostrar que seu novo sistema está pronto para o futuro, e isso inclui jogos crossover com smartphones, distribuição digital, armazenamento na nuvem para ajudar a reduzir a necessidade de meios físicos e um ecossistema free-to-play que pode trazer novos jogadores", afirmou à CNN Dan "Shoe" Hsu, editor-chefe do site GamesBeat. "A potência do aparelho será menos importante dessa vez".

O novo console também deverá trazer mais integração dos jogadores com serviços e mídias sociais, criando uma rede social para os usuários do Playstation 4, e também promovendo a integração do console com smartphones, tablets e até com o próprio Vita. E uma imagem publicada na última semana indica que o novo controle do PS4 terá um touchpad frontal, o que revela que o DualShock possa ter recebido uma reformulação completa.

Uma nova versão do Playstation Eye, câmera do console, também deverá ser apresentada durante o evento da Sony e, segundo rumores, a empresa aprimorou sua funcionalidade integrando duas lentes em alta definição para a captura de imagens em HD, que poderia ser utilizada para a identificação e captação dos movimentos do usuário.

Quando o assunto são jogos, rumores indicam que os títulos para o Playstation 4 terão resolução 4K, ou seja, quatro vezes maior do que o tradicional HD. Além disso, alguns jogos para o Playstation 3 deverão ser anunciados também para o novo console, como acontece em toda mudança de gerações.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.