PlayStation Now: serviço de jogos na nuvem recomenda conexão de 5 Mbps

Por Redação | 09 de Janeiro de 2014 às 15h20
photo_camera Divulgação

O anúncio do PlayStation Now pegou muita gente de surpresa. Com previsão de lançamento para este ano, o novo serviço da Sony vai permitir jogar títulos do PS1, PS2 e PS3 direto na sua TV, smartphone, tablet, PlayStation 3 ou PS Vita via streaming na nuvem. Se por um lado a notícia deixou vários jogadores empolgados, por outro já preocupa uma parcela considerável de outros usuários. E o motivo é claro: afinal, qual a velocidade de internet necessária para fazer o programa funcionar sem problemas?

Eis que a própria Sony veio para revelar a informação. Matthew Harper, gerente global de serviços da gigante japonesa, respondeu a uma pergunta no PlayStation Blog sobre a velocidade média de rede para que os jogos rodem normalmente. A recomendação é que a conexão seja de pelo menos 5 Mbps para evitar qualquer tipo de lentidão, lag ou travamentos durante a transmissão.

De acordo com Harper, a empresa realizou alguns testes internos a partir desta velocidade e de outras maiores. Além de apresentar níveis de latência e resposta bem baixos, a conexão não prejudicou a experiência final do jogador. E para quem possui uma rede abaixo dessa média não precisa se preocupar, já que o PS Now testa sua conexão de internet para cada game com o objetivo de otimizar a qualidade e o desempenho do título, mesmo quando a web não alcança os requisitos mínimos.

"Nossa meta é tornar a experiência do game como se você estivesse jogando em casa do seu dispositivo pessoal – especialmente em títulos FPS que exigem rapidez e agilidade nos controles", explicou Harper. O executivo ainda disse que o período de Closed Beta será uma ótima oportunidade para a Sony testar o funcionamento do sistema em diferentes tipos de redes. Dessa forma, a companhia poderá melhorar o serviço com base no feedback da comunidade.

Jogos na nuvem

Anunciado durante a conferência da Sony na CES 2014, o PlayStation Now é um serviço que permite jogar títulos de PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3 em uma série de dispositivos. Inicialmente, o programa funcionará no PS4 e PS3, sendo expandido para o PS Vita em algum momento deste ano. Tablets, celulares e TVs da linha Bravia da Sony que serão lançadas em 2014 já virão com o recurso instalado de fábrica.

Os jogadores poderão acessar toda a biblioteca dos títulos já lançados para todos os consoles da família PlayStation. Para tal, será preciso pagar por uma assinatura ou alugar games específicos separadamente – modelos que ainda não foram especificados pela companhia. O sistema é baseado no Gaikai, serviço de streaming de jogos na nuvem comprado pela empresa em 2012.

Os primeiros games confirmados no catálogo são The Last of Us, God of War: Ascension, Beyond: Two Souls e Puppeteer, todos exclusivos do PlayStation 3, mas futuros lançamentos do PlayStation 4 também devem ser incluídos depois que o serviço conseguir uma base sólida de assinantes.

O PS Now entrará em fase de testes até o final de janeiro nos Estados Unidos e deve estar disponível a todos os usuários até a metade do ano. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.