PlayStation Network volta a ter instabilidade nesta quarta-feira (7)

Por Redação | 07 de Janeiro de 2015 às 11h01
photo_camera Divulgação

A PlayStation Network, rede online do PS4 e outros consoles da Sony, voltou a apresentar problemas na madrugada desta quarta-feira (7). Pelo Twitter, a empresa confirmou a existência de problemas de conectividade no acesso ao serviço, com quedas constantes e outras falhas em sua utilização.

De acordo com mensagens publicadas em fóruns oficiais e nas redes sociais, o problema parece estar concentrado, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, apesar de existirem também relatos de brasileiros enfrentando a falha. Contudo, a falha parece estar relacionada a problemas internos e uma alta carga de tráfego de usuários, e não a ataques hackers ou outros agentes externos. Até o momento, nenhum grupo desse tipo assumiu ser a causa das instabilidades.

A questão fica um pouco mais complicada porque terça-feira é o dia tradicional de atualização da rede. Nesta semana, inclusive, entraram no ar os games gratuitos de janeiro para os assinantes da Plus, o serviço que dá acesso a títulos na faixa e permite jogar online no PS4. Como sempre acontece, foi grande a lentidão no download dos títulos, outro aspecto com o qual os jogadores já estão acostumados.

Em testes realizados pelo Canaltech, tudo funcionou normalmente. Foi possível se conectar à PSN tanto pelo PS3 quanto pelo PS4, jogar online, realizar downloads pela loja ou mandar mensagens para amigos. A Sony ainda não confirmou que o serviço está estabilizado, mas tudo indica que a situação já foi normalizada.

Falhas de conexão e intermitências já se tornaram rotineiras para os usuários dos videogames da companhia nos últimos meses. Desde o final do ano passado, a PlayStation Network vem sendo alvo constante de ataques de negação de serviço, a maioria realizada pelos hackers do grupo Lizard Squad, que afirmam querer deixar clara a incompetência não apenas da Sony, mas também de outras empresas no gerenciamento de seus produtos online.

A pior situação ocorreu no Natal, quando a PSN permaneceu fora do ar – ou inacessível para boa parte dos jogadores – por quase cinco dias. Isso impediu que muita gente jogasse online e levou a empresa a compensar os clientes, com descontos de 10% na compra de conteúdo online e cinco dias gratuitos de assinatura da PS Plus.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.