PlayStation Network sofre com tráfego e volta a ficar fora do ar

Por Redação | 14 de Janeiro de 2015 às 09h15

Os jogadores de PlayStation 4, PlayStation 3 e PlayStation Vita voltaram a se ver impossibilitados de acessar as partidas online na noite desta terça-feira (13), quando a PSN saiu do ar repentinamente. O problema começou em torno das 22h, no horário de Brasília, e durou cerca de três horas. Apesar disso, vários relatos de instabilidade, latência ou dificuldades no acesso se estenderem até a manhã desta quarta-feira (14).

De acordo com a Sony, na página de status do serviço, os problemas aconteceram devido a tráfego intenso na rede, que acabaram por desestabilizar os servidores. A falha permanece até agora justamente por esse motivo e a empresa afirma que está trabalhando para resolver a questão definitivamente.

Quedas e instabilidades têm sido problemas constantes para quem tem os videogames da Sony. Desde o segundo semestre do ano passado, a PlayStation Network é alvo de ataques de negação de serviço liderados principalmente pelo grupo hacker Lizard Squad, que diz querer mostrar a incompetência dos administradores de serviços online. Além da japonesa, Microsoft, Blizzard e Valve já foram alvos do grupo.

Desta vez, porém, nem o grupo nem nenhum outro coletivo hacker assumiu autoria sobre um possível golpe DDoS e nem mesmo a Sony confirmou a realização de um ataque desse tipo. Após um extenso dano no Natal, quando a PSN chegou a ficar fora do ar por quase cinco dias, o Lizard Squad concordou em interromper os ataques após a intervenção do excêntrico Kim Dotcom, que deu aos envolvidos contas vitalícias de seu serviço de hospedagem, o Mega.

Em seu perfil de suporte no Twitter, a Sony não falou mais sobre os problemas desta terça. Aos usuários que ainda enfrentam o problema, a companhia pede que continuem tentando e reiniciem modens e roteadores, além de admitir que falhas ainda estão acontecendo e devem ser resolvidas em breve.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.