PlayStation 4 pode ter sido sabotado por estagiários da Foxconn, segundo rumor

Por Redação | 19.11.2013 às 09:15 - atualizado em 23.11.2013 às 18:38
photo_camera Divulgação

Lançado no exterior desde a última sexta-feira (15/11), o PlayStation 4 está tendo um início de vendas bastante conturbado. Além de receber críticas negativas que decepcionaram o presidente da Sony, o PS4 passa por um problema de hardware semelhante ao que assombrou os donos do Xbox 360 nos primeiros anos da geração que acabou de se encerrar.

Apelidada de "Luz Azul da Morte", a falha de hardware que impede o PS4 de transmitir o sinal de vídeo para a televisão é caracterizada pela faixa de luz do console, que permanece pulsando em cor azul. Em uma situação normal, a luz mudaria para branca após alguns segundos e o PS4 passaria a gerar imagens normalmente a partir desse momento. Enquanto jogadores buscam soluções com a própria Sony ou com os varejistas, rumores apontam uma possível causa para a manifestação desse problema.

Em outubro deste ano, houve uma denúncia de que estudantes da Universidade Tecnológica do Norte, na China, que fizeram estágio na Foxconn - fabricante responsável pela montagem dos consoles PlayStation 4 no exterior - estariam sendo forçados a montar o videogame sob risco de não receberem créditos suficientes para sua formação. Em um post nos fóruns do site IGN, foi publicada pelo usuário Qbroid a tradução de uma discussão entre esses estudantes. Um trecho da conversa dizia: "Já que a Foxconn não nos tratou direito, não iremos tratar bem o PlayStation 4 também. Os consoles que montamos irão, no máximo, ligar".

A Sony afirma que a "Luz Azul da Morte" ocorreu em uma porcentagem muito pequena dos consoles vendidos até o momento, respeitando a margem de erro de 0,4% prevista pela companhia (aproximadamente 1 em cada 250 aparelhos afetados pela falha). Além das instruções para solução provisória para o problema nos fóruns de suporte oficiais, a Sony está efetuando trocas do aparelho, seja diretamente ou através das lojas que vendem seu produto.

O PlayStation 4 será vendido oficialmente no Brasil a partir do dia 29/11 a R$ 3.999. Seu concorrente, o Xbox One, começará a ser vendido pela Microsoft na próxima sexta-feira (22/11) - inclusive no Brasil - pelo valor de R$2.199.