Publicidade

PS4 e Xbox One poderão receber acesso antecipado a jogos em desenvolvimento

Por| 17 de Julho de 2014 às 14h30

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Sony e Microsoft parecem estar prontas a se aventurar em um novo modelo de negócios da indústria gamer que já vem se popularizando há cinco anos nos computadores: o acesso antecipado a jogos ainda em desenvolvimento. O pontapé inicial foi dado por Minecraft há cinco anos, quando chegou para os jogadores ainda em fase Alpha de desenvolvimento, e se popularizou recentemente com o Steam e o lançamento antecipado de jogos como DayZ e Rust.

Agora, segundo relatos do Gamasutra, as duas empresas fabricantes do Xbox One e PlayStation 4 estão dispostas a adotar o modelo e trazê-lo para as salas de estar dos jogadores.

Adam Boyes, vice-presidente de produtoras e desenvolvedores do PlayStation, conversou com o portal e sinalizou que há "calorosos debates" internos na companhia para colocar o recurso no PlayStation 4. Ao que tudo indica, parece que a japonesa já dá como certa a possibilidade de algo desse tipo em seu videogame e as discussões já estão em estágio avançado, faltando apenas definir "quando um jogo está pronto para ver a luz do dia".

Segundo Boyes, a preocupação de toda a equipe é como assegurar que os jogadores não confundirão o acesso antecipado a um jogo ainda em desenvolvimento com um completo e não tenham uma experiência frustrada por isso. "Estamos tentando descobrir uma forma de equilibrar isso", disse Boyes. "Estamos estudando quais as ressalvas de tudo isso. É um projeto que muitas pessoas aqui estão considerando. Ainda não há nenhum detalhe, mas é algo que está entre nossas prioridades", confessou.

Continua após a publicidade

A Microsoft, por sua vez, parece estar mais cautelosa sobre o assunto e diz apenas que está colhendo as opiniões dos desenvolvedores sobre o assunto. Ao portal Develop, o diretor do ID@Xbox Chris Charla disse apenas já ser possível acessar conteúdo beta nas duas principais plataformas da companhia.

"Quando falamos em acesso antecipado, isso significa que você está comprando um jogo inacabado e que levará algum tempo até que ele fique pronto. Minecraft no PC é um exemplo perfeito disso", esquivou-se o executivo sem dar nenhum detalhe adicional ou comentar a que pé andam as discussões internas em Redmond. "É algo que os desenvolvedores querem, mas ainda não temos nada concreto para anunciar ou comentar", finalizou.

A cautela de ambas as companhias pode ser justificada pelas histórias de fracasso que o Steam já acumula desde que começou a oferecer o recurso aos seus jogadores. O problema é que o serviço de distribuição de jogos da Valve tem uma certa flexibilidade e há vários relatos de pessoas que conseguiram reaver o dinheiro investido depois de se decepcionarem com o jogo adquirido. Essa flexibilidade, no entanto, não é vista nas duas fabricantes dos consoles de nova geração.

Por esse motivo, são grandes as chances de que o acesso antecipado seja oferecido num formato diferenciado no PlayStation 4 e Xbox One. Mesmo assim, independentemente de como chegue às plataformas, não resta dúvidas de que a novidade representará um enorme passo e conquista principalmente para os desenvolvedores independentes. Vamos ver se funciona.