PS4 e Xbox One poderão receber acesso antecipado a jogos em desenvolvimento

Por Redação | 17 de Julho de 2014 às 14h30
Divulgação

Sony e Microsoft parecem estar prontas a se aventurar em um novo modelo de negócios da indústria gamer que já vem se popularizando há cinco anos nos computadores: o acesso antecipado a jogos ainda em desenvolvimento. O pontapé inicial foi dado por Minecraft há cinco anos, quando chegou para os jogadores ainda em fase Alpha de desenvolvimento, e se popularizou recentemente com o Steam e o lançamento antecipado de jogos como DayZ e Rust.

Agora, segundo relatos do Gamasutra, as duas empresas fabricantes do Xbox One e PlayStation 4 estão dispostas a adotar o modelo e trazê-lo para as salas de estar dos jogadores.

Adam Boyes, vice-presidente de produtoras e desenvolvedores do PlayStation, conversou com o portal e sinalizou que há "calorosos debates" internos na companhia para colocar o recurso no PlayStation 4. Ao que tudo indica, parece que a japonesa já dá como certa a possibilidade de algo desse tipo em seu videogame e as discussões já estão em estágio avançado, faltando apenas definir "quando um jogo está pronto para ver a luz do dia".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Segundo Boyes, a preocupação de toda a equipe é como assegurar que os jogadores não confundirão o acesso antecipado a um jogo ainda em desenvolvimento com um completo e não tenham uma experiência frustrada por isso. "Estamos tentando descobrir uma forma de equilibrar isso", disse Boyes. "Estamos estudando quais as ressalvas de tudo isso. É um projeto que muitas pessoas aqui estão considerando. Ainda não há nenhum detalhe, mas é algo que está entre nossas prioridades", confessou.

A Microsoft, por sua vez, parece estar mais cautelosa sobre o assunto e diz apenas que está colhendo as opiniões dos desenvolvedores sobre o assunto. Ao portal Develop, o diretor do [email protected] Chris Charla disse apenas já ser possível acessar conteúdo beta nas duas principais plataformas da companhia.

"Quando falamos em acesso antecipado, isso significa que você está comprando um jogo inacabado e que levará algum tempo até que ele fique pronto. Minecraft no PC é um exemplo perfeito disso", esquivou-se o executivo sem dar nenhum detalhe adicional ou comentar a que pé andam as discussões internas em Redmond. "É algo que os desenvolvedores querem, mas ainda não temos nada concreto para anunciar ou comentar", finalizou.

A cautela de ambas as companhias pode ser justificada pelas histórias de fracasso que o Steam já acumula desde que começou a oferecer o recurso aos seus jogadores. O problema é que o serviço de distribuição de jogos da Valve tem uma certa flexibilidade e há vários relatos de pessoas que conseguiram reaver o dinheiro investido depois de se decepcionarem com o jogo adquirido. Essa flexibilidade, no entanto, não é vista nas duas fabricantes dos consoles de nova geração.

Por esse motivo, são grandes as chances de que o acesso antecipado seja oferecido num formato diferenciado no PlayStation 4 e Xbox One. Mesmo assim, independentemente de como chegue às plataformas, não resta dúvidas de que a novidade representará um enorme passo e conquista principalmente para os desenvolvedores independentes. Vamos ver se funciona.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.