PlayStation 4 deve vender mais que Xbox One no final de ano

Por Redação | 30 de Setembro de 2013 às 15h00

A preferência pelo PlayStation 4 é grande em relação ao Xbox One, segundo uma pesquisa da Reuters e Ipsos sobre a intenção de compra dos norte-americanos no final de ano. O console da Sony deve, assim, ser o mais vendido ao menos nos primeiros meses.

Os dois consoles se preparam para seu grande lançamento em meados de outubro, enquanto os gamers do mundo todo aguardam ansiosos pela nova geração de consoles e de jogos. A pesquisa da Reuters foi realizada com 1.297 pessoas nos Estados Unidos, e cerca de 26% delas afirmaram que pretendem comprar um PlayStation 4 quando estiver disponível. Já o console da Microsoft ficou com 15% das intenções de compra.

A diferença é ainda maior quando a pesquisa é filtrada apenas com entrevistados abaixo dos 40 anos de idade. De um grupo de 408 pessoas, 41% escolheram o PS4 e 27% escolheram o Xbox One.

É claro que uma base tão limitada de entrevistados não é o suficiente para definir um vencedor ou predizer quem será o mais bem-sucedido dos consoles nessa batalha, mas ao menos dá uma boa ideia de como serão os inícios das vendas nos Estados Unidos e, possivelmente, no restante do mundo.

A batalha pela sala-de-estar

A nova geração de consoles vai além dos games e tenta conquistar a sala-de-estar das famílias, com opções para controlar a TV e oferecendo novos serviços além dos jogos.

O Xbox One sofreu duras críticas dos gamers quando a Microsoft anunciou que ele não rodaria jogos de consoles anteriores e exigiria uma conexão o tempo todo para funcionar. Felizmente, a companhia voltou atrás na sua política. Já a Sony prometeu, desde o primeiro anúncio, amplo suporte aos jogos do PS3 e jogabilidade offline. Além disso, o PS4 será 100 dólares mais barato que o concorrente.

A Sony afirmou durante um evento na Alemanha que já havia recebido 1 milhão de pedidos em pré-venda para o console, enquanto a Microsoft se limitou a dizer que a pré-venda do Xbox One foi superior à do seu antecessor, o Xbox 360 (há oito anos, quando o mercado, obviamente, era bem mais retraído...).

Os dois consoles representam a maior atualização de hardware do mundo dos games nos últimos anos, já que o PS3 foi lançado originalmente em 2006, enquanto o Xbox 360 chegou no final de 2005.

É claro que há também o Wii U na batalha, mas o console da Nintendo não vem conseguindo competir nem mesmo com a geração atual de consoles. Na pesquisa da Reuters, apenas 3% dos entrevistados disseram ter intenção de comprar o Wii U, contra 20% do Xbox 360 e 28% do PS3.

Há de se considerar também que 64% dos entrevistados afirmaram que não irão comprar nenhum novo console neste final de ano, mesmo com tantas novas opções, incluindo também o portátil Nintendo 2DS e o Steam Box da Valve. É um claro reflexo da mudança de um mercado que hoje compete com jogos gratuitos do Facebook ou dispositivos móveis como smartphones e tablets.

GTA V deve continuar em alta

A Reuters revela que um quarto dos 715 participantes que já possuem consoles deve comprar o novo GTA V, que rendeu 1 bilhão de dólares para a Rockstar em apenas três dias após seu lançamento. Outros 22% disseram que pretendem comprar uma cópia de "Ghosts", o novo título de Call of Duty.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.