Perfil falso da EA Sports está atacando usuários do Xbox e do Origin

Por Redação | 19 de Junho de 2014 às 17h29
photo_camera gualtiero boffi

Uma conta no Instagram, que se diz pertencer à linha de games da EA Sports, tem aproximadamente 9 mil seguidores na rede social de compartilhamento de fotos. O problema é que trata-se de uma conta falsa, que diz oferecer "conteúdo exclusivo" para os usuários. Porém, ao clicar no link, um esquema de Phishing tenta roubar informações pessoais dos jogadores. Uma vez que os cibercriminosos têm acesso aos dados destes jogadores, eles então utilizam estas informações para invadir as contas do Xbox e do Origin, roubando assim as coleções de jogos que os usuários possuem.

Segundo noticiou o PeopleWare, o esquema foi descoberto por desenvolvedores do MalwareBytes, um popular software anti-malware. Contudo, não é a primeira vez que este tipo de crime virtual acontece. Não faz muito tempo que cibercriminosos utilizaram a plataforma de distribuição de jogos digitais, Steam, para roubar informações dos usuários.

Na ocasião, a Valve, criadora do Steam, aumentou a segurança durante a autenticação do jogador. Sempre que precisa iniciar o Steam em um dispositivo diferente, o jogador precisa inicialmente inserir um código enviado para o e-mail cadastrado. Somente assim ele tem acesso à sua biblioteca de games, pode visualizar e conversar com os amigos que estão online e iniciar ou continuar um jogo no Steam.

Para evitar ser alvo do crime, fique atento e não forneça dados na conta "easportsut2014" do Instagram ou qualquer perfil similar que não seja da sua confiança. Caso você já tenha inocentemente caído no truque, acesse imediatamente suas contas do Xbox e do Origin e troque suas senhas. Também relembramos que não é recomendado sob hipótese alguma fornecer dados pessoais, especialmente dados de contas bancárias, em sites desconhecidos na internet.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.