Parabéns, PlayStation 2! Console completa 15 anos nesta quarta-feira (4)

Por Redação | 04 de Março de 2015 às 14h29
photo_camera Divulgação

Que o PlayStation 4 é um sucesso de vendas, isso ninguém pode negar. Até o dia 1º de março deste ano, a Sony vendeu mais de 20 milhões de unidades do aparelho – isso em menos de dois anos. Mas a quarta geração de consoles da companhia ainda tem um longo caminho a trilhar se quiser ultrapassar as vendas de seu irmão mais velho, o PlayStation 2, que completa 15 anos de vida nesta quarta-feira (15).

Agora um "adolescente", o PS2 ajudou não apenas a Sony a se consolidar como uma das maiores empresas da indústria de games do mundo, mas também marcou toda uma geração de jovens em busca de uma central de entretenimento. E não é para menos: o aparelho é o videogame mais vendido da história, com incríveis 155 milhões de gadgets comercializados nos países em que foi lançado. O aniversário de hoje marca a chegada do produto ao Japão, no dia 4 de março de 2000.

Mesmo após a chegada do Xbox 360 e do PlayStation 3 (2005 e 2006, respectivamente), o PlayStation 2 foi o console mais usado entre os jogadores e um dos que mais possui títulos disponíveis, totalizando cerca de 11 mil jogos. Entre os games de grande destaque estão Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, Kingdom Hearts, ICO, God of War, Shadow of the Colossus, Devil May Cry, Resident Evil 4, Tony Hawk Pro Skater 3, Beyond Good & Evil, Silent Hill 2, Prince of Persia: The Sands of Time, Grand Theft Auto: San Andreas e tantos outros.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No Brasil, o console demorou bastante tempo para ser comercializado oficialmente, desembarcando no país apenas em 2009, três anos após a chegada do PS3 no resto do globo. Por outro lado, o PlayStation 2 se tornou sucesso imediato por aqui muito antes graças a versões alternativas do aparelho, mesmo que estas tenham sido de forma ilegal. A produção do aparelho foi encerrada em janeiro de 2013, mas até o ano passado algumas publishers chegaram a lançar conteúdos para o dispositivo.

O PS2 também ficou conhecido como o último console da Sony a usar os nostálgicos Memory Cards, pequenas unidades de armazenamento de 8 MB que tinham como objetivo guardar os saves dos seus jogos favoritos.

Em comemoração ao aniversário do console, o Twitter australiano da marca PlayStation está postando diversas imagens para homenagear esses 15 anos do aparelho. É possível que novas fotos e vídeos sejam divulgados no decorrer do dia e, caso isso aconteça, vamos atualizar esta notícia.

E você? Tem alguma memória do PlayStation 2 e dos games que você jogava nele? Compartilhe nos comentários mais abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.