Parabéns, PlayStation 2! Console completa 15 anos nesta quarta-feira (4)

Por Redação | 04.03.2015 às 14:29
photo_camera Divulgação

Que o PlayStation 4 é um sucesso de vendas, isso ninguém pode negar. Até o dia 1º de março deste ano, a Sony vendeu mais de 20 milhões de unidades do aparelho – isso em menos de dois anos. Mas a quarta geração de consoles da companhia ainda tem um longo caminho a trilhar se quiser ultrapassar as vendas de seu irmão mais velho, o PlayStation 2, que completa 15 anos de vida nesta quarta-feira (15).

Agora um "adolescente", o PS2 ajudou não apenas a Sony a se consolidar como uma das maiores empresas da indústria de games do mundo, mas também marcou toda uma geração de jovens em busca de uma central de entretenimento. E não é para menos: o aparelho é o videogame mais vendido da história, com incríveis 155 milhões de gadgets comercializados nos países em que foi lançado. O aniversário de hoje marca a chegada do produto ao Japão, no dia 4 de março de 2000.

Mesmo após a chegada do Xbox 360 e do PlayStation 3 (2005 e 2006, respectivamente), o PlayStation 2 foi o console mais usado entre os jogadores e um dos que mais possui títulos disponíveis, totalizando cerca de 11 mil jogos. Entre os games de grande destaque estão Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, Kingdom Hearts, ICO, God of War, Shadow of the Colossus, Devil May Cry, Resident Evil 4, Tony Hawk Pro Skater 3, Beyond Good & Evil, Silent Hill 2, Prince of Persia: The Sands of Time, Grand Theft Auto: San Andreas e tantos outros.

No Brasil, o console demorou bastante tempo para ser comercializado oficialmente, desembarcando no país apenas em 2009, três anos após a chegada do PS3 no resto do globo. Por outro lado, o PlayStation 2 se tornou sucesso imediato por aqui muito antes graças a versões alternativas do aparelho, mesmo que estas tenham sido de forma ilegal. A produção do aparelho foi encerrada em janeiro de 2013, mas até o ano passado algumas publishers chegaram a lançar conteúdos para o dispositivo.

O PS2 também ficou conhecido como o último console da Sony a usar os nostálgicos Memory Cards, pequenas unidades de armazenamento de 8 MB que tinham como objetivo guardar os saves dos seus jogos favoritos.

Em comemoração ao aniversário do console, o Twitter australiano da marca PlayStation está postando diversas imagens para homenagear esses 15 anos do aparelho. É possível que novas fotos e vídeos sejam divulgados no decorrer do dia e, caso isso aconteça, vamos atualizar esta notícia.

E você? Tem alguma memória do PlayStation 2 e dos games que você jogava nele? Compartilhe nos comentários mais abaixo.