PS4 irá aceitar jogos usados e não exigirá conexão constante à internet

Por Redação | 21.02.2013 às 12:14
photo_camera Divulgação

Há algumas semanas, uma notícia pegou muita gente de surpresa: de que os consoles da próxima geração não aceitariam jogos usados graças a um sistema que permitiria o uso apenas ao primeiro comprador. A Sony até fez o registro de uma patente com essa tecnologia, mas, segundo novas informações, a empresa não irá adotá-la no PlayStation 4.

Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, revelou ao Eurogamer que a nova plataforma da companhia continuará aceitando games de segunda mão. "Se os jogadores compram um título em mídia física, eles querem usá-lo em todos os aparelhos, certo? Então, essa é minha expectativa", disse.

Além disso, o site consultou outras fontes ligadas à Sony após o evento PlayStation Meeting, que também confirmaram que o PS4 continuará rodando jogos usados. Com isso, devem chegar ao fim as especulações de uma patente divulgada em janeiro deste ano, pois esta está direcionada para outros produtos da japonesa.

No ano passado, o CEO da Sony Computer Entertainment da América, Jack Tretton, já havia declarado ser contra o bloqueio de games usados por considerar tal atitude uma ação anti-consumidor.

Conexão à internet

Yoshida também contou ao Eurogamer que o PlayStation 4 não exigirá conexão constante à internet. O console tem um foco muito grande em serviços e no compartilhamento social das atividades do jogador - especialmente para aqueles que estiverem conectados à web -, mas a plataforma poderá ser customizada de acordo com as preferências de cada usuário.

"Você pode ficar totalmente offline, mas também pode manter o aparelho conectado enquanto faz o download de aplicativos e atualizações usando seu tablet, smartphone ou PS Vita", afirmou.

O executivo da Sony completou dizendo que entende a existência de vários tipos de jogadores. "Serviços sociais são importantes para nós, mas entendemos que algumas pessoas são mais anti-sociais. Então, se você não quiser se conectar a outros usuários, você poderá fazer isso".

Resta saber agora quais são os planos da Microsoft para o novo Xbox. No começo de fevereiro, rumores apontaram que o console irá adotar o bloqueio de jogos usados e vai exigir 100% de conexão à internet para funcionar. Ou seja, quem não tem web banda larga, provavelmente vai sofrer com o videogame.