Ouya vai rodar clássicos do Super Nintendo e Nintendo 64

Por Redação | 09.01.2013 às 11:55
photo_camera Divulgação

Aclamado pela comunidade gamer, o Ouya é o primeiro de arquitetura open-source que promete revolucionar a forma de se jogar e criar videogames. Mas os fãs saudosistas terão um motivo a mais para comprá-lo: o aparelho, que roda Android e custará US$ 99 (cerca de R$ 200), vai permitir a instalação de jogos clássicos do Super Nintendo e do Nintendo 64, através de um app de emulação.

Emuladores de consoles já são comuns em PCs e até em alguns aparelhos Android, que rodam títulos de plataformas como Sega Dreamcast, Sega Saturn e Master System. A diferença é que o Ouya reproduz todo esse conteúdo em alta definição e sem travamentos, criando uma experiência completamente nova para o usuário.

Até o momento, vídeos mostram os games Street Fighter II para SNES e Super Mario 64 rodando muito bem no mini console. A biblioteca só deve aumentar após o lançamento do aparelho, já que títulos mais antigos não exigem tanta performance da máquina quanto os jogos mais atuais. Vale lembrar que o Ouya é equipado com um processador NVIDIA Tegra 3 e memória RAM de 1 GB.

Ainda não se sabe se esse tipo de aplicativo de emulador estará disponível na futura loja do videogame, pois manter jogos de outras empresas sem autorização pode ser considerada uma prática ilegal. Por outro lado, os desenvolvedores trabalham a todo o vapor para trazer outras franquias ao videogame, segundo o fórum do Ouya.