Os games mais aguardados de 2014 (Parte 2)

Por Caio Carvalho | 15 de Janeiro de 2014 às 16h27
photo_camera Divulgação

Depois de poucos lançamentos expressivos no ano passado, a Nintendo deve garantir um ótimo catálogo em 2014 com os novos Super Smash Bros. e Zelda para Wii U, além do retorno da bruxa Bayonetta. Mas as outras plataformas não ficam para trás e terão conteúdos inéditos para velhas e novas franquias, como Halo para Xbox One, Deep Down para PlayStation 4 e The Sims para computador.

Na segunda parte deste especial de games, o Canaltech continua a lista com 47 dos jogos mais aguardados do ano, incluindo os títulos baseados em sucessos do cinema (Alien, O Senhor dos Anéis, Mad Max), a nova temporada de The Walking Dead, da Telltale, e o retorno às origens do survival horror com The Evil Within.

Ainda não viu a primeira parte do especial? Clique aqui para acessar.

The Sims 4

  • Plataforma: PC
  • Lançamento: previsão para o segundo semestre de 2014

Saudades do Second Life e dos primeiros The Sims? Então se prepare, porque no final de 2014 chega às lojas o quarto título da popular franquia da Electronic Arts. The Sims 4 terá como grande destaque um novo mecanismo de sistema artificial que vai permitir mais interação e realidade dos personagens com outros Sims. Eles poderão ser ainda mais personalizados e reagir a vários tipos de emoções, incluindo conversas com amigos, eventos e até reações às roupas que estiverem vestindo.

Alien: Isolation

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: previsão para o segundo semestre de 2014

Para apagar a mancha negra que ficou de Alien: Colonial Marines, o novo título da franquia promete se focar mais no terror psicológico de ambientes fechados e mal iluminados. Desenvolvido pela Creative Assembly e publicado pela Sega, Alien: Isolation conta a história de Amanda Ripley, filha da protagonista dos filmes dirigidos por Ridley Scott. A jovem precisa encontrar respostas sobre o desaparecimento de sua mãe na nave espacial Nostromo, ao mesmo tempo em que deve escapar com vida de um único Alien que matou quase todos os tripulantes.

Evolve

  • Plataformas: PC, PS4 e Xbox One
  • Lançamento: previsão para o segundo semestre de 2014

Em parceria com a 2K Games (Borderlands), a desenvolvedora Turtle Rock Studios, responsável por Left 4 Dead, anunciou seu novo shooter futurista ambientado em cenários de ficção científica. Evolve é um jogo multiplayer cooperativo no qual quatro pessoas encarnam uma equipe de caçadores de alienígenas, e um quinto jogador assume o papel de um monstro que fica maior e mais poderoso a cada partida. O objetivo é simples: enquanto os heróis viajam de planeta em planeta para exterminar todo tipo de criatura, o monstro deve aniquilar os personagens para continuar crescendo e ficar mais forte.

The Evil Within

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

A geração do PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii marcou a decadência dos jogos de terror – salvo raras exceções, como o primeiro Dead Space. E ninguém menos que um dos criadores do survival horror para resgatar um gênero defasado pelos títulos de ação e aventura – Shinji Mikami, o designer japonês que criou a série Resident Evil – agora, em parceria com a Bethesda, desenvolve The Evil Within. Na trama, um detetive policial investiga um hospital psquiátrico onde vários de seus colegas foram assassinados brutalmente e sem nenhuma explicação. É aí que o personagem começa a viver um pesadelo depois que criaturas monstruosas dignas dos melhores filmes de terror começam a persegui-lo.

Bayonetta 2

  • Plataforma: Wii U
  • Lançamento: 2014

A poderosa (e sexy) bruxa Bayonetta está de volta, e desta vez de casa nova. Exclusivo do Wii U, tudo indica que o título continua com as mesmas mecânicas que fizeram sucesso no primeiro jogo, com golpes frenéticos e combos ainda mais gigantescos. Desenvolvido pela Platinum Games, o game de hack 'n' slash não teve quase nada de sua história revelada, a não ser pelos cabelos curtos da protagonista e pelas duas armas principais, que agora estão na cor azul (antes elas eram cor-de-rosa).

Halo

  • Plataforma: Xbox One
  • Lançamento: 2014

O quinto jogo da maior série do Xbox é também a segunda parte da nova trilogia que começou com Halo 4. Produzido pela 343 Industries, o novo Halo deve chegar ao Xbox One ainda este ano e terá novamente Master Chief como protagonista. Além disso, o game irá ganhar uma série exclusiva para o console da Microsoft com produção de Steven Spielberg.

Dying Light

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

A polonesa Techland não quer se livrar dos zumbis assim tão cedo, já que, depois de Dead Island, irá lançar o inédito Dying Light. Você pode optar pelo modo singleplayer ou cooperativo com mais três amigos, com a única missão de sobreviver ao apocalipse que atingiu a humanidade. Durante o dia, os personagens precisam buscar suprimentos, ajudar os poucos cidadãos vivos que restaram e preparar armadilhas para prender os zumbis. À noite, devem escapar dos mortos-vivos que se transformam em criaturas ainda mais agressivas. A jogabilidade utiliza elementos de Dead Island, como a montagem de armas, e o parkour de Mirror's Edge, já que o alto dos prédios é a melhor saída para se deslocar pela cidade.

Mad Max

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

O planeta vive uma era pós-apocalíptica em que itens como água e gasolina são raros, e a violência se tornou tão comum que não é difícil encontrar combates entre veículos, lutas corpo a corpo e muita adrenalina mesmo no meio do deserto. Inspirado nos filmes de ação da década de 1980, Mad Max pode não ter o ator australiano Mel Gibson reprisando seu papel, mas a Avalanche Studios promete um mundo aberto tão fiel quanto no longa-metragem.

Wolfenstein: The New Order

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

Se os nazistas tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial, o mundo provavelmente estaria como em Wolfenstein: The New Order. É sob essa visão que a Bethesda irá lançar uma sequência para Wolfenstein 3D, título que estabeleceu as bases seguidas pelos jogos de tiro em primeira pessoa, como Call of Duty, Battlefield e até os mais antigos Doom e Quake. A trama acontece na década de 1960, na qual Adolf Hitler planeja construir um exército de robôs para dominar outros páises. Cabe então a uma força tarefa especial impedir os planos do comandante das tropas alemãs.

The Legend of Zelda

  • Plataforma: Wii U
  • Lançamento: 2014

A Nintendo pode ter poucas franquias exclusivas, mas em 2014 isso deve mudar. Mesmo com a chegada dos novos jogos de Mario e sua turma, é provável que as vendas do Wii U (que não andam muito boas) melhorem apenas com o lançamento de um título inédito da série Zelda. O próprio desenvolvedor Eiji Aonum já garantiu que o game será revelado neste ano, mas não se sabe se será lançado. Fato é que todos esperam ansiosamente por novas aventuras de Link no novo console da Big N.

Child of Light

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Wii U, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

Do mesmo criador do shooter Far Cry 3, Child of Light é um jogo de RPG e plataforma que mistura elementos de Rayman Legends e ICO. Você controla Aurora, uma fada que precisa enfrentar vários desafios no mundo encantado de Lemuria para derrotar a vilã Black Queen. Os combates são executados em turnos e há ainda a possibilidade de um segundo jogador entrar na brincadeira para controlar Igniculus, uma chama azul que acompanha a protagonista.

Super Smash Bros.

  • Plataformas: Nintendo 3DS e Wii U
  • Lançamento: 2014

Se os personagens da Nintendo já são queridos entre o público, colocá-los para duelar uns contra os outros é melhor ainda. Na quarta versão da franquia que nasceu no Nintendo 64, Super Smash Bros. não será um, mas sim dois jogos para Wii U e outro para o portátil 3DS, cada um com experiências diferentes. A lista de lutadores está enorme, e inclui: Mario, Pikachu, Bowser, Fox, Donkey Kong, Capitão Olimar, Samus, Pit, Kirby, Villager (de Animal Crossing), Rosalina (de Super Mario Galaxy), Luma, Link, Toon Link, Princesa Zelda, a treinadora do Wii Fit, Mega Man e Sonic.

X

  • Plataforma: Wii U
  • Lançamento: 2014

Pilotar robôs em um gigantesco mundo aberto é uma das propostas da Monolith Soft, a produtora responsável pelo excelente Xenoblade Chronicles, em seu mais novo game. Em um título chamado apenas de X, os jogadores poderão controlar máquinas que parecem se adequar a todos os tipos de terreno – em uma parte do trailer, por exemplo, um robô se transforma em um veículo no meio do deserto. O sistema de combate e exploração lembram as mecânicas de Xenoblade, e grandes criaturas semelhantes a dinossauros devem ser alguns dos muitos inimigos que estarão no jogo.

Strider

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

O ninja Strider Hiryu está de volta, agora em versão totalmente remasterizada e gráficos 3D. Sucesso nos fliperamas do fim dos anos 80, o novo Strider mantém a ação dos primeiros títulos da série em um sistema de progressão lateral e estágios não-lineares, permitindo mais liberdade na hora de explorar os cenários. O game deve chamar a atenção dos novatos, mas os fãs veteranos vão se sentir em casa na nova aventura – especialmente com golpes característicos como o salto-estrela e o golpe vertical com a espada.

The Walking Dead: Season 2

  • Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: 2014

Clementine não é mais a mesma desde o final da primeira temporada de The Walking Dead, da Telltale. A menina cresceu e agora enfrenta sozinha os perigos de um mundo que sucumbiu ao apocalipse zumbi. A mecânica permanece a mesma, na qual suas escolhas irão afetar os acontecimentos até o final o jogo – é possível importar todo o seu progresso conquistado na temporada anterior. O primeiro episódio saiu no final de 2013, e a continuação dividida em episódios chegará ao longo do ano.

Middle-Earth: Shadow of Mordor

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

Inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien, Middle-Earth: Shadow of Mordor terá uma história original que se passa entre os eventos de "O Hobbit" e da trilogia "O Senhor dos Anéis". Na trama, Talion é um homem que vê sua família ser assassinada no dia em que Sauron e seu exército retornam para Mordor. Morto no campo de batalha pelo vilão, o protagonista é ressuscitado e ganha poderes fantasmagóricos para enfrentar aqueles que destruíram sua vida. Uma das novidades é o sistema de inteligência artifical dos adversários: todos eles terão nome, nível e memória. Se o jogador optar por não matá-los no primeiro encontro, os inimigos voltarão mais fortes e mudarão de tática nos próximos combates, como imunidade aos ataques anteriores e novos golpes.

Deep Down

  • Plataforma: PS4
  • Lançamento: 2014

Outro game da Capcom a pintar na nova geração é Deep Down. O RPG, gratuito para jogar com exclusividade no PlayStation 4, terá ação similar a Dark Souls, em que os jogadores irão controlar guerreiros que entram em masmorras em busca de relíquias vigiadas por dragões e outras criaturas. Apesar do visual antigo e medieval, o jogo, na verdade, se passa no ano de 2094, onde uma tecnologia ultra-avançada permite se conectar a outras épocas da humanidade. Ao tocar um objeto, o personagem é transportado para a história por trás desse artefato.

Persona 5

  • Plataforma: PS3
  • Lançamento: 2014

Desenvolvido com exclusividade para o PlayStation 3, o novo Persona da Atlus deve abordar como tema principal a liberdade. No primeiro trailer, cinco cadeiras em um fundo vermelho estão presas por correntes até que aparece a seguinte mensagem: "Você é escravo. Deseja emancipação?". Além de Persona 5, a produtora também confirmou o lançamento de três spin-offs da série. São eles: Persona Q: Shadow of the Labyrint, um RPG para Nintendo 3DS; Persona 4: Dancing All Night, um jogo dançante para PS Vita; e Persona 4: The Ultimax Ultra Suplex Hold, sequência do game de luta Persona 4: Arena para PS3. Todos estão previstos para 2014.

Project Spark

  • Plataformas: PC, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

Se o PlayStation tem a série LittleBigPlanet, o Xbox terá o Project Spark. O jogo permite criar e modifcar tudo dentro de um gigantesco mundo virtual, em uma comunidade online com vários outros jogadores. Também será possível alterar elementos como clima, personagens e outras estruturas usando o Kinect, SmartGlass ou o controle do videogame. O beta fechado para Xbox One começa em fevereiro.

Hyrule Warriors

  • Plataforma: Wii U
  • Lançamento: 2014

Após colocar seus personagens para duelarem entre si em Super Smash Bros., a Nintendo vai mesclar outras duas franquias em um novo game: o universo de Zelda e os combates de Dynasty Warriors. O resultado é Hyrule Warriors, que não teve muitos detalhes revelados, mas pelo trailer é possível perceber que Link poderá fazer uso de vários recursos para abater os inimigos.

Sunset Overdrive

  • Plataforma: Xbox One
  • Lançamento: 2014

Borderlands conquistou uma legião de fãs não apenas pelos combates repletos de ação, mas também pelo visual que lembra um desenho animado. O novo jogo da Insomniac Games (a mesma por trás das franquias Ratchet & Clank e Resistance) também seguirá nesse estilo cartunesco, assim como elementos bizarros e engraçados. Não se sabe qual é a história de Sunset Overdrive, mas o trailer mostra que será possível realizar várias maluquices, como correr pelas paredes e até usar latas de energético como munição.

Dragon Age: Inquisition

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 2014

O novo Dragon Age deve trazer o combate estratégico visto no primeiro game da série – o que deve eliminar o legado bastante criticado do segundo título. A história é centrada na luta contra demônios vindos do céus e em estabelecer o poder da Inquisição, uma entidade encarregada de eliminar o mal e a corrupção no reino fictício de Thedas. Será possível escolher entre várias raças, como Humano, Elfo ou Anão, e customizar desde armaduras até os equipamentos necessários nas viagens e combates. Quem já jogou os dois primeiros Dragon Age poderá importar o progresso para Inquisition, assim como acontece na série Mass Effect.

Game of Thrones

  • Plataformas: não definidas
  • Lançamento: 2014

Depois de The Walking Dead, chegou a vez de Game of Thrones passar pelas mãos da Telltale Games. A produtora confirmou durante o VGX 2013 um jogo baseado no seriado de TV produzido pela HBO, mas nada sobre o vindouro título foi revelado, apenas o trailer abaixo. A expectativa é que o game siga os mesmos moldes da aventura dos mortos-vivos e explore a história de personagens secundários da série.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.