Os games mais aguardados de 2014 (Parte 1)

Por Caio Carvalho | 14.01.2014 às 14:58 - atualizado em 15.01.2014 às 16:43
photo_camera Divulgação

Não há como negar que 2013 foi um ano de muitas surpresas no mundo dos games. Desde o novo BioShock Infinite ao renascimento da heroína Lara Croft; do envolvente Gone Home ao arrasador Grand Theft Auto V; do crescimento estrondoso dos jogos independentes até a chegada dos consoles de nova geração. A verdade é que houve lançamentos de todos os tipos e para todos os gostos, desde os jogadores mais simples aos mais exigentes.

Agora que Wii U, PlayStation 4 e Xbox One estão aí (claro, não podemos esquecer o PC), 2014 começa repleto de expectativas pelos títulos mais aguardados do ano. Por isso, o Canaltech separou uma lista com 47 jogos que prometem tirar algumas horas da nossa vida social ao longo dos próximos 12 meses, além dos títulos que merecem sua atenção, mesmo que estes ainda não tenham uma data oficial para chegar às lojas.

Na primeira parte do nosso especial, você vai conhecer alguns games que já ganharam data de lançamento oficial. Se você sentiu falta do seu jogo favorito nesta lista, pode deixar seu comentário logo abaixo.

A segunda parte do especial já está no ar! Clique aqui para acessar.

Lightning Returns: Final Fantasy XIII

  • Plataformas: PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: 11 de fevereiro

A heroína Lightning está de volta, e desta vez sozinha na conclusão da trilogia lançada ao longo da geração do PlayStation 3 e Xbox 360. Sem a ajuda de seus companheiros, a protagonista tem apenas 13 dias para salvar a humanidade do fim do mundo em combates mais focados na ação, sem o sistema clássico de turnos da série. A principal novidade do título está justamente nessa mecânica do tempo: ao iniciar a aventura, o jogador terá menos de duas semanas para concluir a jornada de Lightning e, caso não tenha avançado o suficiente para a batalha final, ela vai acontecer da mesma forma. Para amenizar esse recurso, haverá uma habilidade chamada Overclock, que diminui o avanço do tempo.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

  • Plataforma: Wii U
  • Lançamento: 21 de fevereiro

Exclusivo para Nintendo Wii U, o novo Donkey Kong trará os personagens Donkey Kong, Diddy Kong, Cranky Kong e Dixie Kong, todos eles jogáveis. Além de cenários tropicais em florestas e embaixo d'água, o título terá um modo multiplayer cooperativo e a volta do compositor David Wise, que produziu a trilha sonora da trilogia original de Donkey Kong no Super Nintendo.

Thief

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 25 de fevereiro

Thief desponta como o primeiro reboot de um jogo na nova geração. O mestre na arte dos roubos Garret retorna para a cidade fictícia medieval The City em busca de tesouros e outras riquezas. De acordo com a Square Enix, será possível passar o game inteiro sem ser detectado pelos inimigos, nem eliminar um deles sequer graças a um refinado sistema de furtivada que estará presente na aventura. A produtora ainda garante que os jogadores poderão explorar os cenários da maneira que quiserem para excutar melhor suas missões.

Castlevania: Lords of Shadow 2

  • Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: 25 de fevereiro

Sequência direta do primeiro Lords of Shadow, de 2010, o jogo marca a conclusão da saga do herói Gabriel Belmont, que se transformou em Drácula mas teve os poderes enfraquecidos após vários anos afastado de seu castelo. Agora nos tempos atuais, o personagem precisa retomar o controle de sua fortaleza para conseguir a força que precisa para derrotar o clã dos Belmont e o filho Alucard, que tomaram o local e querem destruí-lo.

South Park: The Stick of Truth

  • Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: 4 de março

Misture elementos do RPG com o humor da franquia norte-americana criada por Trey Parker e Matt Stone. É assim que surge South Park: The Stick of Truth – originalmente distribuído pela THQ, mas que vendeu os direitos para a Ubisoft. Cartman, Kyle, Stan e Kenny têm a missão de proteger o bastão da verdade, agora sob o domínio do poderoso vilão Bordo. Recursos de ataque e defesa característicos de games de estratégia são mesclados com as frases ácidas e cenas engraçadas dos personagens da série de TV, o que deve garantir boas risadas ao longo de toda a jogatina.

Yaiba: Ninja Gaiden Z

  • Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: 4 de março

Spin-off da série Ninja Gaiden, Yaiba coloca o jogador no controle de um ninja que enfrenta zumbis, ciborgues e outros inimigos, mas seu principal objetivo é se vingar de Ryu Hayabusa, um dos protagonistas da franquia Ninja Gaiden. Com visual cartunesco, bom humor e cores bastante exageradas, o título também terá participação do robôzinho Might No. 9, novo game de Keiji Inafune, criador de Mega Man. Além disso, Yaiba: Ninja Gaiden Z contará com um modo retrô em homenagem aos antigos jogos da série para NES e arcades.

Titanfall

  • Plataformas: PC, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 11 de março

E se você pudesse controlar um robô gigante em um campo de batalha? Esta é uma das propostas de mais um jogo exclusivo da Microsoft, que trará um mundo pós-apocalíptico dominado por guerras frenéticas com máquinas tecnológicas avançadas e super soldados que podem correr pelas paredes. No entanto, o principal atrativo está na possibilidade de comandar os Titans, robôs gigantescos que servem de apoio para as equipes táticas. Titanfall é produzido pela Respawn Entertainment, estúdio fundado por ex-funcionários da Infinity Ward, criadora de Call of Duty.

Dark Souls II

  • Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: 11 de março

"Prepare-se para morrer novamente". É assim que a sequência da dupla Demon's Souls e Dark Souls promete agraciar uma legião de fãs que pediam por um novo jogo da série. O game mantém as mesmas mecânicas de seus antecessores, mas agora está visualmente mais polido e um pouco mais balanceado para permitir que novos jogadores aproveitem melhor as aventuras que o título oferece. Contudo, não se engane: os chefões continuam impiedosos, tornando os combates ainda mais desafiadores.

Yoshi's New Island

  • Plataformas: Nintendo 3DS e 2DS
  • Lançamento: 14 de março

O simpático dinossauro linguarudo da Big N retorna para protagonizar mais uma aventura. Em Yoshi's New Island, o personagem precisa carregar o bebê Mario até um local seguro em fases super coloridas e com o mesmo cenário do título lançado originalmente em 1995 para o SNES. O game, inclusive, foi produzido por Takashi Tezuka, que desenvolveu o primeiro jogo da série.

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes

  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 18 de março

O título que revolucionou o gênero stealth nos videogame retorna em 2014 com um capítulo inédito na trama de Big Boss. Metal Gear Solid V será dividido em duas partes: a primeira, Ground Zeroes, chega aos consoles em março e vai introduzir uma série de novas mecânicas que vão ajudar os jogadores a se acostumar ao mapa de mundo aberto do game, em uma mistura dos antigos Metal Gear Solid com o que foi apresentado em Metal Gear Solid: Peace Walker. Já a segunda parte, The Phantom Pain, é uma sequência direta dos eventos de Ground Zeroes, quando Snake volta à ativa depois de um grave acidente que o tirou de circulação por anos.

inFamous: Second Son

  • Plataforma: PS4
  • Lançamento: 21 de março

Uma das franquias mais conhecidas da família PlayStation fará sua estreia no novo console da Sony ainda em 2014. inFamous Second Son se passa sete anos após os acontecimentos do segundo jogo, quando a sociedade cria o Departamento de Proteção Unificada para caçar impiedosamente pessoas com habilidades especiais, consideradas uma ameaça para o resto da humanidade. Depois de descobrir seus poderes, o novo protagonista da série, Delsin Rowe, parte em busca da ajuda de outros super-humanos para livrá-los de um governo totalitário e opressivo. Delsin é capaz de absorver os poderes e suas escolhas morais, assim como nos games anteriores, irão afetar diretamente o rumo da história.

Diablo III: Reaper of Souls

  • Plataformas: PC e PS4
  • Lançamento: 25 de março

Diablo III não é um jogo inédito (foi lançado em 2012), mas sua primeira expansão deve garantir mais algumas boas horas de conteúdo para os jogadores que desejam voltar ao reino de Santuário. A história tem como foco a divindade Maltael, o arcanjo caído da Sabedoria que desapareceu desde o final de Diablo II e agora retorna como o Anjo da Morte. Os heróis precisam recuperar a Pedra Negra das Almas, um artefato poderoso que contém a essência do Mal Supremo e que foi roubado pelo vilão. Reaper of Souls trará uma nova classe jogável – o Cruzado –, aumento de nível máximo para 70, novos monstros, duas novas modalidades e melhorias no sistema de pilhagem de itens.

The Elder Scrolls Online

  • Plataforma: PC, PS4 e Xbox One
  • Lançamento: 4 de abril (PC) | junho (PS3 e Xbox One)

A famosa série de RPG medieval da Bethesda ganhará uma versão multiplayer que vai competir com nomes de peso do gênero, como World of Warcraft e League of Legends. Será possível visitar quase todas as localidades já retratadas na franquia, incluindo Morrowind, Cyrodill, Daggerfall e até mesmo Skyrim. Já a história do jogo se passa durante a segunda era, mil anos antes dos eventos de Skyrim. The Elder Scrolls Online chega aos PCs em abril, mas a versão para consoles de nova geração ainda não tem data de lançamento confirmada.

Quantum Break

  • Plataforma: Xbox One
  • Lançamento: 21 de maio

Quantum Break é a aposta da Remedy Studios na nova plataforma da Microsoft. Pouco foi divulgado sobre a mecânica e até da própria história do título: o que se sabe é que ele fala sobre como a manipulação do tempo pode alterar a realidade depois que um experimento científico de viagem no tempo dá errado. De acordo com a produtora, serão cerca de 20 poderes diferentes para controlar o tempo, com jogabilidade baseada nos jogos que a companhia já produziu (Alan Wake e o primeiro Max Payne). Além disso, Quantum Break ganhará uma série exclusiva para o Xbox One para ampliar o universo do game.

Ultra Street Fighter IV

  • Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: junho (formato digital) | agosto (em disco)

O popular jogo de pancadaria da Capcom ganhará uma versão mais completa e definitiva em junho deste ano. Além dos lutadores já conhecidos do original Street Fighter IV, a versão Ultra tem como novos personagens Elena, Rolento, Poison e Hugo, além de um quinto lutador inédito que é mantido em segredo pela produtora. No total, serão 44 personagens e seis novas arenas de combates. O game será vendido em versões digitais a partir de US$ 14,99 e também em mídia física por US$ 39,99.

Destiny

  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: 9 de setembro

Após se consagrar com a série Halo no Xbox, a Bungie promete criar um novo conceito de multiplayer com a chegada de Destiny. A trama se passa em um futuro que os progressos tecnológicos foram tão avançados que, por fins ainda desconhecidos, acabaram levando a Terra quase à extinção por diversas raças alienígenas. O planeta só não foi completamente destruído porque uma misteriosa estrutura esférica chamada Viajante conseguiu proteger a última cidade segura da Terra. Você encarna na pele de um Guardião que precisa defender essa metrópole e restaurar o equilíbrio do Sistema Solar contra ameças interestelares.

The Witcher 3: Wild Hunt

  • Plataformas: PC, PS4, Xbox One
  • Lançamento: previsão para o primeiro semestre de 2014

A CD Projekt Red tem ganhado destaque desde que anunciou o aguardado RPG de ficção científica Cyberpunk 2077. Mas primeiro, a produtora polonesa promete um final épico para a saga do bruxo Geralt no último jogo da trilogia The Witcher, que terá versões apenas para a nova geração de consoles. De fato, o que mais impressiona é o tamanho de Wild Hunt: seu mapa é 35 vezes maior que o de The Witcher 2 e 20% superior que o de The Elder Scrolls V: Skyrim, permitindo que os jogadores explorem inúmeras possibilidades em aldeias, florestas, cavernas e locais onde vivem todos os tipos de criaturas.

Watch Dogs

  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Wii U, Xbox 360 e Xbox One
  • Lançamento: previsão para o primeiro semestre de 2014

Antes previsto para o final de 2013, Watch Dogs foi adiado pela Ubisoft para receber alguns ajustes finais e evitar problemas no lançamento. O game fala sobre um grande sistema de controle chamado ctOS que monitora todas as atividades dos cidadãos em uma Chicago futurista, e claro, como uma vida hiperconectada a vários tipos de dispositivos pode ser bastante perigosa. Logo, Watch Dogs terá interação em segunda tela através de tablets e smartphones na vida real, expandindo as habilidades do protagonista Adam Pierce dentro do jogo.

The Crew

  • Plataformas: PC, PS4 e Xbox One
  • Lançamento: previsão para o primeiro semestre de 2014

Além de Watch Dogs e The Division, a Ubisoft promete seu primeiro jogo de corrida next-gen para 2014. Focado no multiplayer online (mas com opções singleplayer), The Crew vai permitir a criação de equipes para disputar corridas e completar diversos objetivos em mais de 10 mil Km de pistas espalhadas pelo mundo aberto do game. E o céu parece ser apenas o limite: a produtora francesa garante que não haverá limite de jogadores nas salas virtuais, o que deve deixar as competições ainda mais desafiadoras.

Mario Kart 8

  • Plataforma: Wii U
  • Lançamento: previsão para o primeiro semestre de 2014

O primeiro título da série de corrida Mario Kart fará sua estreia no novo console da Nintendo ainda neste ano. E cheio de novidades: além dos carros tradicionais das versões anteriores, também sera possível pilotar motocicletas e buggys de quatro rodas. Além disso, haverá várias opções de pistas, tanto no chão como nas paredes, tetos e até mesmo em locais anti-gravidade.

Murdered: Soul Suspect

  • Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360
  • Lançamento: previsão para o primeiro semestre de 2014

Com ares investigativos ao estilo L. A. Noire, Murdered: Soul Suspect é um dos novos projetos da Square Enix. Na trama, Ronan O'Connor é um detetive com passsado negro que é morto após lutar com alguém misterioso. Ao "despertar", Connor descobre que possui estranhos poderes sobrenaturais que irão ajudá-lo a revelar a identidade do assassino que o matou. O protagonista poderá usar suas habilidades para ler e influenciar as mentes dos detetives vivos que investigam sua morte, além de enfrentar criaturas demoníacas e procurar por pistas na cidade de Salem, em Massachusetts, onde o game é ambientado.

Daylight

  • Plataformas: PC e PS4
  • Lançamento: previsão para o primeiro semestre de 2014

Daylight promete ser outro título para quem estava com saudades do survival horror de verdade. A história começa quando a personagem Sarah Gwynn acorda em um hospital abandonado munida apenas de um celular. Ao perceber que está presa em um labirinto de corredores, salas e escritórios antigos, a protagonista precisa explorar o passado sombrio da instituição para tentar escapar, enquanto usa a luz do smartphone para afastar espíritos malignos.

DriveClub

  • Plataforma: PS4
  • Lançamento: previsão para o primeiro semestre de 2014

Gran Turismo deve demorar um pouco para chegar ao PlayStation 4, mas o novo console da Sony ganhará um jogo de corrida exclusivo neste ano. Diferente de outras franquias, como Need for Speed e a própria Gran Turismo, DriveClub é uma espécie de rede social de disputas online na qual os jogadores podem organizar times para competir entre si. A todo momento, os usuários visualizam na tela informações sobre qual corredor fez a volta mais rápida, quem teve a melhor performance, maior derrapada e outros dados. DriveClub também é um dos primeiros títulos a utilizar as funcionalidades do controle DualShock 4.

The Order 1886

  • Plataforma: PS4
  • Lançamento: previsão para o segundo semestre de 2014

A Sony Santa Monica é conhecida pela produção dos jogos de God of War. Mas agora, em parceria com o estúdio Ready at Down (que desenvolveu os games da série para o portátil PSP), a equipe irá colocar Kratos um pouco de lado para se aventurar em uma nova franquia. The Order 1886 mostra a história de uma ordem de cavaleiros que combatem diversas criaturas míticas, como mutantes e lobisomens, e será ambientado na cidade de Londres da era vitoriana com traços da cultura steampunk – quando as pessoas convivem com máquinas muito mais à frente daquele tempo.