Os games mais aguardados de 2013

Por Caio Carvalho
photo_camera Divulgação

2012 foi um ano de muitas surpresas no mundo dos games, especialmente com o anúncio de projetos como o console Android Ouya, o Steam para Linux, e claro, a chegada do Wii U. Também foi um ano repleto de bons títulos, como Borderlands 2, The Walking Dead, Dishonored e Far Cry 3.

Mas chegou a hora de colocar isso tudo no passado e focar no que vem por aí. Apesar da oitava geração de consoles já ter começado com o novo console da Nintendo, separamos 36 games que serão lançados ao longo de 2013 e que ainda prometem aquecer (e muito) o seu Xbox 360, PC, PlayStation 3 ou o próprio Wii U, que chega ao Brasil este ano.

DmC: Devil May Cry

  • Lançamento: 15 de janeiro
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

O visual é novo, mas a brutalidade continua a mesma. Dante, filho de um pai demônio com uma mãe anja, está de volta no quinto jogo da franquia Devil May Cry para buscar vingança contra o vilão Mundus, mas ainda não se sabem os verdadeiros motivos que o conduzem nessa caçada. Apesar da drástica mudança na aparência do personagem, que agora está mais jovem, a nova aventura traz um mundo duplo, que confunde a todo instante o conceito de Bem e Mal, em cenários divertidos e ricos em cores.

Dead Space 3

  • Lançamento: 5 de fevereiro
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

O terceiro título da franquia da Electronic Arts se passará em um planeta de gelo, mas ambientes escuros e fechados continuarão no novo capítulo da série. O protagonista dos games anteriores, Isaac Clarke, é enviado para uma missão de resgate, mas sua verdadeira luta é contra a própria sanidade, que acaba criando uma personalidade sombria e misteriosa que provoca o herói em vários momentos do jogo. Com armas muito mais poderosas, haverá um modo cooperativo no qual um segundo sobrevivente se juntará a Clarke para enfrentar os monstros e resolver quebra-cabeças.

Crysis 3

  • Lançamento: 19 de fevereiro
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Uma Nova York destruída e tomada pela natureza será o palco das batalhas de Crysis 3. O personagem Prophet precisa retornar à cidade para descobrir por que ela foi enclausurada numa enorme cúpula de proteção, criada por uma empresa corrupta chamada Cell Corporation. A metrópole vai responder às escolhas feitas pelo jogador, que poderá usar um forte armamento na luta contra os inimigos. Apesar da história não ser tão chamativa, o terceiro episódio da franquia da Crytek promete ser um marco para os gráficos da geração - especialmente para quem joga no PC. Nas palavras da companhia, "o game será referência [visual] pelos próximos 3 anos".

Metal Gear Rising: Revengeance

  • Lançamento: 19 de fevereiro
  • Plataformas: PS3, Xbox 360

Até soa estranho saber de um game da franquia Metal Gear que não terá Snake ou Big Boss no papel principal. Por outro lado, um outro personagem retorna como protagonista: Raiden, que sacrificou seu corpo humano e foi transformado em um super cyborg. O game vai abandonar o estilo furtivo dos jogos anteriores para se focar na ação, usando a mecânica hack n' slash - ou seja, de eliminar alvos e adversários apenas com golpes. O título terá momentos muito mais frenéticos, e praticamente qualquer coisa poderá ser cortada com sua espada, desde inimigos até partes do cenário. Além disso, Rising terá um vilão samurai brasileiro chamado Samuel Rodrigues.

Aliens: Colonial Marines

  • Lançamento: 12 de fevereiro
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360, Wii U

Considerado um clássico até os dias de hoje, Alien foi um filme de grande sucesso no final da década de 1970. Mas muita gente se pergunta: o que houve após os acontecimentos vistos nos filmes da franquia? A resposta virá no novo game da Sega, que traz um grupo de fuzileiros enviados à nave U.S.S. Sulaco para procurar pela tenente Ellen Ripley e outros membros desaparecidos. O título em primeira pessoa será uma sequência direta dos filmes e promete trazer muitos sustos, assim como nas telonas. Um modo multiplayer também fará parte do pacote.

Rayman Legends

  • Lançamento: 26 de fevereiro
  • Plataforma: Wii U

Quem jogou Rayman Origins sabe o que é se divertir. Agora, para entrar no mundo desse novo capítulo da franquia, só tendo o Wii U, já que a sequência, Legends, estará disponível com exclusividade no console da Nintendo. O game traz novos personagens jogáveis, modo multiplayer online e offline, e ítens exclusivos do novo videogame da Big N.

SimCity

  • Lançamento: 5 de março
  • Plataforma: PC

O novo SimCity vai usar um novo motor gráfico chamado GlassBox, que vai permitir mais realismo na simulação de ambientes. Será possível acompanhar o crescimento das cidades em tempo real, e a personalidade dos personagens vai influenciar diretamente no desempenho do jogador. Além disso, um modo multiplayer fará parte do game, reunindo usuários em grupo para várias partidas online.

Tomb Raider

  • Lançamento: 5 de março
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Se a onda dos reboots estão em alta, Tomb Raider promete se consagrar como um dos melhores recomeços de todos os tempos. Para contar a história da arqueóloga mais famosa do mundo dos videogames, a Crystal Dynamics trará uma Lara Croft mais jovem, rumo à sua primeira aventura. Após um acidente marítimo, a britânica vai parar em uma ilha misteriosa na costa do Japão, e é lá que a moça desenvolverá seus instintos de caça e exploração. Sem dúvida, será um belo presente para os fãs de Lady Croft, que poderão acompanhar seu recomeço nos PCs e consoles.

God of War: Ascension

  • Lançamento: 12 de março
  • Plataforma: PS3

O Fantasma de Esparta não perdoou nem mesmo os deuses em God of War 3. Mas e antes? Como o guerreiro se tornou uma máquina mortífera em busca de vingança? É o que vamos descobrir em Ascension, o game que irá contar os eventos que sucedem todos os jogos da franquia exclusiva para PlayStation 3. Seis meses depois de assassinar a própria família, Kratos, que está mais humano e fisicamente mais fraco, tenta buscar redenção para se livrar dos pecados do passado e se libertar de seu vínculo com Ares, deus da guerra. Além do modo história, este é o primeiro jogo da série que terá uma modalidade multiplayer para até oito jogadores, e todo o conteúdo virá com menus e dublagem para o português brasileiro.

StarCraft II: Heart of the Swarm

  • Lançamento: 12 de março
  • Plataforma: PC

Heart of the Swarm continua a história de StarCraft II a partir do final de Wings of Liberty, quando Sarah Kerrigan, a líder do grupo conhecida como Rainha das Lâminas, sai em busca de vingança contra Arcturus Mengsk. A nova expansão terá 20 missões para o modo campanha, além de um multiplayer aprimorado para todas as classes de jogadores disponíveis no título.

Gears of War: Judgment

  • Lançamento: 19 de março
  • Plataforma: Xbox 360

Mesmo depois de ter encerrado a trilogia em 2011, a Microsoft não quer acabar tão cedo a série Gears of War. Em março, a franquia vai ganhar um novo capítulo que se passará antes dos eventos dos games anteriores, quando os seres subterrâneos chamados Locust invadiram o planeta Sera e começaram a guerra contra a civilização humana. O protagonista será Baird, o piadista loiro que, ao lado de Cole Train, precisa reunir mais integrantes do Kilo para enfrentar a ameaça.

Army of Two: The Devil's Cartel

  • Lançamento: 26 de março
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Com dois novos protagonistas, o terceiro game da franquia Army of Two trará também uma nova história, mas que ainda não teve detalhes revelados. Salem e Rios - que vão participar como personagens secundários - dão espaço agora para Alpha e Bravo, a dupla de mascarados que deve concluir as missões de assassinato. O título terá uma jogabilidade bem mais aprimorada que seus antecessores, mas o sistema de cooperatividade continua.

BioShock: Infinite

  • Lançamento: 26 de março
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Ambientado nos Estados Unidos do ano de 1912, BioShock: Infinite vai abandonar o mundo submerso de Rapture para ser ambientado na cidade flutuante de Columbia. O personagem principal, Booker DeWitt, precisa encontrar e resgatar Elizabeth, uma garota que é mantida prisioneira por um enorme pássaro chamado Songbird, além de lidar com os moradores de duas facções políicas da metrópole flutuante, que lutam pela liderança do local. Mesmo sem multiplayer, Infinite deve agradar pelos combates em lugares mais abertos e também pelo modo de transporte: uma espécie de gancho que permite se movimentar entre os prédios, como se estivesse em uma montanha-russa gigante.

Metro: Last Night

  • Lançamento: março (ainda sem data oficial)
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Sequência do aclamado Metro 2033, de 2010, Metro: Last Night dá continunidade aos eventos do game anterior, quando um apocalipse nuclear obrigou os humanos sobreviventes a viverem em túneos subterrâneos. O jogo volta à cidade de Moscou, na Rússia, e terá ambientes ainda mais sinistros que o primeiro Metro, além de novas técnicas de ação e furtividade.

Dead Island: Riptide

  • Lançamento: 23 de abril
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Dead Island: Riptide não é necessariamente uma sequência ao primeiro game, mas sim uma uma nova experiência no mesmo cenário, já que a trama se passará em outra ilha do mesmo arquipélago do antecessor. Os protagonistas serão os mesmos do jogo anterior, e será possível importar seu primeiro personagem para a nova aventura, incluindo as habilidades que foram obtidas por ele. A mecânica de combate corpo a corpo permanece a mesma, mas haverá uma nova mecânica de clima que pode influenciar no decorrer da história.

Star Trek

  • Lançamento: 23 de abril
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Inspirado no segundo filme dirigido por J. J. Abrams - que também estreia em 2013 -, o novo game da Namco Bandai terá uma ligação com o primeiro filme, de 2009, e com a sequência que sai este ano. Com jogabilidade cooperativa, os personagens controláveis serão os icônicos capitão Kirk e comandante Spock, interpretados pelos atores Chris Pine e Zachary Quinto, respectivamente. O jogo terá suporte para o PlayStation Move e Kinect.

Injustice: Gods Among Us

  • Lançamento: abril (ainda sem data oficial)
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360, Wii U

E se os super-heróis se tornassem nossa principal ameaça? É com essa premissa que o novo game da NetherRealm Studios, produtora de Mortal Kombat, trará ícones das histórias em quadrinhos para duelarem entre si. Não se sabe como essa disputa de gigantes começou; sabe-se que, ao escolher um personagem, qualquer outro herói do enredo pode se tornar vilão, e vice-versa. A história não terá muito equilíbrio, pois a brutalidade das partidas é o que chama atenção. Já estão confirmados no elenco: Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Arqueiro Verde, Asa Noturna, Cyborg, Lanterna Verde, Arlequina, Solomon Grundy, Coringa, Flash, Demolidor e Mulher-Gato.

The Last of Us

  • Lançamento: 7 de maio
  • Plataforma: PS3

Outro título exclusivo para PlayStation 3, The Last of Us é o novo game da Naughty Dog (produtora de Uncharted). A trama é baseada em Joel e Ellie, a dupla que precisa se unir para sobreviver em um cenário pós-apocalíptico. Os personagens terão de lidar com várias facções hostis, além de humanos transformados em monstros após a epidemia de um fungo parasita. Para muitos, pode ser mais um jogo de ação com zumbis, mas os desenvolvedores garantem que o foco será na trama e em como a humanidade lidaria com o problema - no caso, o "fim do mundo".

Remember Me

  • Lançamento: maio (ainda sem data oficial)
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Com elementos que misturam características de vários jogos, como a tecnologia ciborgue de Deus Ex e a parte furtiva de Assassin's Creed, a nova investida da Capcom traz como cenário uma Paris do ano de 2084. A cidade é dominada por construções futuristas e carros voadores, mas também por uma estranha tecnologia que permite roubar as memórias das pessoas e fazer o que quiser com elas, como vendê-las, alterá-las ou até extingui-las. É em meio a isso que a protagonista Nilin tem a missão de roubar e modificar as lembranças de seus alvos, mas a moça acaba tendo as próprias memórias apagadas. A partir daí, a jovem precisa descobrir a verdade sobre quem ela é.

Bayonetta 2

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataforma: Wii U

A exclusividade para Wii U pode não ter agradado muita gente, mas vale a pena saber que a sequência do excelente Bayonetta está a caminho. Não há informações da história, nem da jogabilidade; apenas um trailer com algumas imagens do que está por vir.

Dark Souls II

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Revelado durante o Video Game Awards 2012, Dark Souls II é a continuação da aclamada série de RPG da From Software. Ainda sem muitos detalhes divulgados, o diretor do jogo, Hidetaka Miyazaki, disse que a sequência não terá continuação com os games anteriores, e que sua ambientação será em uma parte oposta da que foi vista em Dark Souls. Mas os jogadores podem esperar uma boa dose de dificuldade das partidas, uma marca registrada da franquia.

The Walking Dead: Survival Instinct

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Baseado na série de TV "The Walking Dead" e nos quadrinhos, a história será centrada no protagonista é Daryl Dixon, um dos personagens favoritos entre o público que acompanha o seriado. A trama se passa uma semana antes do começo da série, e os jogadores vão controlar Daryl que, ao lado de seu irmão Merle, precisam atravessar o interior da Geórgia e chegar a Atlanta. Durante a jornada, o jogador poderá se adaptar ao ambiente e traçar rotas personalizadas até o destino final, além de procurar por gasolina e fazer alianças com grupos de sobreviventes.

Metal Gear Solid: Ground Zeroes

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PS3, Xbox 360

Desenvolvido com o novo motor gráfico da Konami, o Fox Engine, Ground Zeroes dará sequência aos eventos de Peace Walker, lançado para PSP, e será o primeiro jogo da série a ter um mundo aberto. Novas ferramentas na jogabilidade prometem entreter as partidas, além de elementos interessantes como construir um quartel general dentro do game e poder acessá-lo por um smartphone. Segundo Hideo Kojima, criador da franquia, o título dará um novo recomeço para Metal Gear, e até servir como prólogo para um futuro Metal Gear Solid 5.

Prey 2

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Exibido pela primeira vez na E3 2011, "Prey 2 está na geladeira, mas não foi cancelado", de acordo com a produtora Human Head. Contudo, seu lançamento deve mesmo ocorrer neste ano. Na história, o novo protagonista Killian Samuels é um agente federal que, após ser abduzido por alienígenas e perder a memória, fica preso em um planeta chamado Exodus. O personagem, então, se torna um caçador de recompensas que deve explorar o mundo aberto do game para concluir objetivos.

Amnesia: A Machine for Pigs

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataforma: PC

"Este porquinho foi ao mercado, este porquinho ficou em casa." É nesse tom sombrio e brincalhão que começa o trailer oficial da sequência de Amnesia: The Dark Descent, e que promete ser tão assustadora quanto o primeiro game. A trama vai se passar em 1889 e conta sobre um poderoso empresário industrial chamado Oswald Mandus, que acabou de voltar de uma viagem que terminou em tragédia no México. O personagem é contagiado por uma febre e passa a ser atormentado por visões de uma máquina negra misteriosa, que passam de seus pesadelos para a vida real.

Lightning Returns: Final Fantasy XIII

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PS3, Xbox 360

Com um belo trailer recém divulgado pela Square Enix, o novo game da série Final Fantasy trará a personagem Lightning como protagonista, e dará continuidade aos acontecimentos vistos em Final Fantasy XIII-2. A jovem de cabelos rosas tem exatos 13 dias - cerca de duas horas para cada período - para impedir o fim do mundo, mas poderá usar técnicas de controle no tempo a seu favor.

Lost Planet 3

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Em parceria com a Spark Unlimited, a Capcom fará um novo recomeço para a série Lost Planet. O terceiro título da franquia se passa novamente no planeta congelado E.D.N. III, anos antes dos eventos dos primeiros games. Jim, o protagonista, ainda não é um super-soldado, mas sim um simples operário que descobre os perigos daquele lugar. Com isso, o jogo terá uma jogabilidade mais simples no começo, mas vai permitir uma exploração mais fácil por recursos e outros itens.

Pikmin 3

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataforma: Wii U

Exclusivo para o novo console da Nintendo, Pikmin 3 dará continuidade ao sucesso dos dois primeiros games da franquia lançados para Gamecube. O jogador terá até quatro líderes diferentes para guiar os pikmins - as figuras coloridas usadas para concluir os desafios. Cada pikmin (ou cor) possui características e habilidades específicas: o vermelho, por exemplo, é mais resistente ao fogo, enquanto o azul pode respirar debaixo da água. Agora, estreiam os pikmins de pedra, que servem para atingir alvos, e o pikmin rosa, que pode voar. Todos poderão ser controlados pelo GamePad, ou o Pro Controller, ou o Wii Remote + Nunchuck.

Tom Clancy’s Splinter Cell: Blacklist

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Sam Fisher estará de volta em uma nova aventura de espionagem ultra-secreta, desta vez ambientada em várias partes do mundo. Os Estados Unidos dominam mais da metade do globo, mas veem seu reinado ser ameaçado por uma facção de terroristas que iniciam uma operação chamada "Blacklist", com o objetivo de atacar e eliminar a supremacia americana. É aí que o agente Fisher lidera o grupo Fouth Echelon, uma unidade especial criada para combater os criminosos antes que a Blacklist seja completada.

Grand Theft Auto V

  • Lançamento: segundo trimestre (ainda sem data oficial)
  • Plataformas: PS3, Xbox 360

Foram meses de especulação, mas a espera está chegando ao fim. Entre março e junho, a Rockstar vai finalmente lançar GTA V, um dos games que prometem fechar com chave de ouro a atual geração de consoles. O quinto título da franquia terá três protagonistas, cada um com suas respectivas histórias, missões e habilidades. Este também será um dos maiores jogos de mundo aberto já criados na história, permitindo a exploração de várias localidades e o uso de inúmeros tipos de veículo, como carros, motos, jet skis, helicópteros, caminhões e até aviões de caça.

The Elder Scrolls Online

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataforma: PC

A Bethesda lançará um concorrente de peso para os já conhecidos MMORPGs World of Warcrat e StarCraft. The Elder Scrolls Online vai incluir todas as regiões de Tamriel - o mundo de The Elder Scrolls -, incluindo os mais recentes Morrowind e Skyrim. Além disso, monstros gigantescos, combates em equipe, exploração e ambientes detalhados também farão parte da história, que se passará mil anos antes dos acontecimentos de Skyrim.

Beyond: Two Souls

  • Lançamento: ainda não divulgado
  • Plataforma: PS3

Assim como foi em Heavy Rain, o fundador Quantic Dream, David Cage, promete mais uma vez fazer um "filme jogável" com a chegada de Beyond. Anunciado na E3 2012, o jogador vai acompanhar 15 anos da vida de Jodie Holmes. Ela mantém uma conexão com um espírito de outro mundo chamado Aiden, que dá à garota poderes especiais para colocar a situação a seu favor. Jodie é interpretada pela atriz canadense Ellen Page, que deu vida à personagem tanto na voz quanto na captura de movimentos corporais

Deadpool

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PS3, Xbox 360

Os jogos baseados nas histórias do Batman reinam soberano como as melhores adaptações de super-heróis para os videogames. Mas o morcegão vai ganhar um bom concorrente este ano: Deadpool, um dos personagens favoritos dos leitores das histórias em quadrinhos da Marvel. O game do mercenário vermelho deve trazer uma experiência única e divertida para os consoles, com muita ação, humor e pancadaria. Além disso, o anti-herói será dublado por uma voz conhecida entre os jogadores: Nolan North, o Nathan Drake de Uncharted.

Star Wars 1313

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Ainda há muito mistério no que diz respeito ao novo game da LucasArts. Mas os fãs de Guerra das Estrelas podem esperar por muita violência e belos gráficos nesta nova aventura para PCs e consoles, que chegará em algum momento do ano. O jogo se passa em Coruscant, um dos planetas mais importantes do universo Star Wars; é lá que se concentra o governo da galáxia, pontos de rotas comerciais e setores perigosos dominados por bandidos. Um deles é o Level 1313 (daí o nome do game), que é onde o jogador vai controlar um caçador de recompensas que foi mandado ao local para capturar criminosos fugitivos.

Tom Clancy’s Rainbow 6: Patriots

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Apesar de seu lançamento não estar descartado para a próxima geração de consoles, Rainbow 6: Patriots, por enquanto, está agendado para 2013, ainda para os dispositivos atuais. Na trama, a equipe Rainbow precisa enfrentar uma nova ameaça chamada True Patriots, um grupo de terroristas que planeja derrubar políticos, autoridades, empresários e o governo americano para conquistar os Estados Unidos. Misturando ação e combate tático em equipe, o título da Ubisoft também terá elementos de RPG que vão exigir a tomada de decisões difíceis que podem acontecer dentro do próprio país, aumentando ainda mais o drama da história.

Watch Dogs

  • Lançamento: ainda não anunciado
  • Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

Aclamado na E3 2012, o novo game da Ubisoft promete ser uma das grandes surpresas deste ano. Ambientado na cidade de Chicago de um futuro próximo, o título retrata os perigos de uma vida hiperconectada em um mundo onde tudo, desde carros, celulares, câmeras e até mesmo os dados pessoais dos habitantes, está ligado a um poderoso sistema de controle chamado ctOS. O protagonista Aiden Pierce é um hacker que consegue burlar esse sistema e usá-lo a seu favor para cumprir missões - uma mecânica parecida como a vimos em GTA. Os gráficos são sensacionais, e trarão um alto nível de detalhamento.