Oficiais da marinha dos EUA são repreendidos por prestar consultoria a game

Por Redação | 12 de Novembro de 2012 às 09h00
photo_camera Stuff in New Zealand

Autoridades norte-americanas afirmaram na última semana que sete membros da elite da Marinha dos Estados Unidos, SEAL, foram repreendidos e punidos por prestar consultoria à Electronic Arts para a produção do jogo 'Medal of Honor: Warfighter'.

Os sete membros da elite especial, do grupo SEAL Team Six, foram punidos em processo administrativo por divulgar informações sigilosas da marinha e pelo mau uso de equipamentos de trabalho durante o período de consultoria prestada para a produtora. A EA, por sua vez, afirma que este é o jogo mais realista da franquia Medal of Honor graças à parceria com os oficiais - um deles tendo participado diretamente da operação que capturou o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden.

Uma carta de repreensão e o corte dos salários pela metade por dois meses foi a punição que a Marinha e o Departamento de Defesa norte-americano empregaram contra os oficiais. E uma das autoridades, que não quis se identificar, afirmou que todos os funcionários do Pentágono seguem normas rígidas sobre empregos externos.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Medal of Honor: Warfighter

"Nós não toleramos desvios das políticas que determinam quem somos e o que fazemos como fuzileiros da Marinha dos Estados Unidos", afirmou em nota o almirante Garry Bonelli, vice-comandante do Comando Especial Naval de Guerra. "As decisões de punição não-judiciais feitas hoje mandam uma clara mensagem para toda a nossa Força que nós temos e teremos um alto padrão de prestação de contas".

Também este ano, o Pentágono ameaçou tomar medidas legais contra o ex-SEAL Matt Bissonnette, por escrever um livro não-autorizado pelo governo norte-americano sobre a operação que acarretou na morte de Bin Laden, em 2011.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.