Óculos de realidade virtual do PS4 será revelado no dia 18 de março, diz revista

Por Redação | 14.03.2014 às 13:55
photo_camera Divulgação

Os visores de realidade virtual ganharam força em 2012 com a chegada do Oculus Rift. De olho nesse mercado, empresas da indústria de tecnologia, principalmente as que trabalham com videogames, deram o pontapé inicial em projetos ainda não anunciados. E uma das companhias que em breve deve fazer sua estreia no universo da realidade digital, pelo menos no campo dos jogos eletrônicos, é a Sony.

O rumor começou no ano passado, mas só agora ganhou força devido ao Game Developers Conference (GDC) 2014, evento que será realizado em San Francisco, nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a empresa japonesa deverá apresentar oficialmente o produto durante o evento. A informação é da revista britânica Edge, que destacou que o anúncio ocorrerá na próxima terça-feira (18), em uma palestra batizada de "Conduzindo o futuro da inovação".

A conferência será comandada pelos executivos Richard Marks e Anton Mikhailov, ambos da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Sony Computer Entertainment America. Para quem não sabe, os dois executivos participaram do desenvolvimento da câmera PlayStation Eye e do controle de movimentos PlayStation Move. O presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, também estará presente no evento, aumentando ainda mais a importância da palestra.

A Edge ainda afirma que alguns desenvolvedores já têm acesso a um protótipo da tecnologia para testes iniciais. Esses programadores dizem que o headset é superior à primeira versão do Oculus Rift e que o sucessor do produto da Oculus VR, o Crystal Cove, poderá ter características semelhantes ao projeto da Sony, pelo menos no que diz respeito à qualidade do dispositivo. Além disso, a publicação alega que a Sony não tem pressionado suas equipes na criação de jogos com a tecnologia, já que a realidade virtual é algo muito recente e gera altos custos de produção.

Em todo o caso, a japonesa parece estar decidida a entrar de vez nesse mercado, uma vez que o Oculus Rift, segundo um dos executivos da Oculus VR, não deve chegar nem ao PlayStation 4 e nem ao Xbox One pelo fato dos consoles serem "muito limitados". Em novembro de 2013, um usuário do fórum NeoGAF descobriu uma patente registrada pela Sony que indica a existência de um aparelho similar a um óculos de realidade virtual. Os documentos revelam até os inventores do protótipo, sendo eles Ian Bickerstaff, engenheiro sênior na Sony CEE Stereoscopic Team, e Simon Benson, gerente de desenvolvimento na PlayStation Europa.

Vale lembrar que a empresa já tem um headset oficial de realidade aumentada: o HMZ-T3Q (sucessor do Personal 3D Viewer), que foi apresentado durante as feiras de tecnologia IFA 2013 e CES 2014. Assim como o Oculus Rift, o gadget consegue rastrear os movimentos da cabeça, mas em vez de das imagens serem virtuais (como acontece no Rift), os novos óculos da japonesa colocam quem os vestem também dentro de um ambiente real.

Ainda é possível utilizar o acessório para ver filmes em alta definição a partir do tablet, smartphone, TV e Blu-ray, além de jogar videogame. A sensação, segundo a Sony, é de estar assistindo a uma tela de cinema com incríveis 750 polegadas.