Publicidade

O fim de uma era: PlayStation 2 não será mais fabricado em todo o mundo

Por| 09 de Janeiro de 2013 às 08h45

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Sony anunciou que vai encerrar a produção do PlayStation 2 em todo o mundo. A notícia, publicada no The Guardian, vem algumas semanas depois da companhia ter revelado que o aparelho não seria mais fabricado no Japão.

Encerra-se, assim, um ciclo de quase 13 anos de vida do PS2. O sucessor do PSOne foi lançado em 4 de março de 2000 e vendeu mais de 150 milhões de aparelhos em todo o planeta — 22 milhões só no país do Oriente. Em 2008, mesmo após a chegada do Xbox 360 e do PlayStation 3 (2005 e 2006, respectivamente), o dispositivo foi o videogame mais usado entre os jogadores e um dos que mais possui títulos disponíveis, totalizando cerca de 11 mil jogos.

No Brasil, o console demorou bastante tempo para ser comercializado oficialmente, desembarcando no país apenas em 2009, três anos após a chegada do PS3 no resto do globo. Por outro lado, o PlayStation 2 se tornou sucesso imediato por aqui muito antes graças a versões alternativas do aparelho, mesmo que estas tenham sido de forma ilegal perante a lei.

Vale lembrar que o fim da produção do videogame não significa seu fim imediato, já que o dispositivo ainda recebe lançamentos de jogos. Alguns mais recentes foram Pro Evolution Soccer 2013 e FIFA 13, além de uma futura expansão para Final Fantasy XI, que será lançada em março de 2013 — provavelmente o último conteúdo disponibilizado para o console.