Novo Rock Band é confirmado para Xbox One e PlayStation 4

Por Redação | 05 de Março de 2015 às 12h59
photo_camera Divulgação

Parece que seus instrumentos de plástico terão a aposentadoria cortada. Confirmando os rumores publicados há algumas semanas, a desenvolvedora Harmonix confirmou nesta quinta-feira (5) o desenvolvimento de Rock Band 4, novo game da franquia musical que chegará ao Xbox One e PlayStation 4 ainda neste ano.

Após um hiato de alguns anos, causado pela saturação desse mercado, a empresa reuniu novamente alguns dos desenvolvedores originais da franquia – e também de Guitar Hero – para trabalhar no novo game. E a ideia, aqui, é tomar cuidado para que essa inundação de DLCs e jogos não aconteça de novo. Por isso, nada de jogos anuais e novas versões com poucos meses de diferença.

A ideia é lançar um game completo e que possa ser atualizado com o tempo. Sendo assim, quem tem os games anteriores poderá exportar a maioria das músicas adquiridas como conteúdo extra para os consoles de nova geração, enquanto novas faixas serão lançadas de tempos em tempos, de forma a manter Rock Band 4 sempre atualizado.

O jogo, claro, contará com um novo conjunto de baterias e guitarras, mas a produtora também diz estar trabalhando junto à Sony e Microsoft para que os velhos instrumentos também funcionem. O problema aqui é a forma como o PS4 e Xbox One se comunicam com seus acessórios, que é diferente de seus antecessores. Sendo assim, seria necessário o uso de um adaptador, que a Harmonix quer produzir de forma a não obrigar ninguém a comprar um novo conjunto.

Esse fator, inclusive, já é dado como essencial para o sucesso de Rock Band 4. Os games se tornaram um hit indiscutível no passado, claro, mas o alto preço de entrada pode acabar sendo visto como um empecilho no mercado atual. Principalmente por se tratar do retorno de um segmento que, para muitos, estava enterrado, reduzir o valor necessário para que as empresas voltem para esse mundo parece ser algo essencial.

Esse sucesso, por sinal, nem é tão aguardado assim pela desenvolvedora. Em entrevista ao site Engadget, o diretor do estúdio, Alex Rigopoulos, disse que se o título for apreciado apenas pelos entusiastas das versões antigas, isso já significa que a empresa cumpriu sua missão. E, claro, esse grupo “pequeno” de amantes da música foi justamente o responsável por tornar os games musicais um sucesso, então, obviamente, o mesmo poderia acontecer aqui.

O game chegará ao mercado com instrumentos novos e edições especiais, com cores exclusivas, para quem quiser atualizar a banda ou estiver chegando pela primeira vez nesse mundo. O lançamento está marcado para o final do ano, de forma a aproveitar as compras de Natal.

O anúncio de Rock Band 4 foi feito durante a GDC 2015, um evento para desenvolvedores de jogos que está acontecendo nos EUA. Apesar desse caráter, porém, a feira acaba se tornando também o palco de anúncios e novidades para os consumidores, como é o caso da revelação feita pela Harmonix.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!