Nova tecnologia da Microsoft promete experiência mais imersiva para gamers

Por Redação | 11.01.2013 às 10:45 - atualizado em 11.01.2013 às 10:55
photo_camera Divulgação

Há alguns dias, a Microsoft iniciou uma contagem regressiva que vai terminar no dia 11 de junho, data em que acontece a maior feira de games do mundo, a E3 2013. O que ela vai apresentar durante o evento ainda é um mistério, mas as expectativas são grandes para o sucessor do Xbox 360 dar as caras e, com ele, aparecerem as novidades para o público gamer.

Mas o que esperar dessa nova geração? Bom, se depender da participação da empresa na CES 2013, o futuro trará uma experiência muito mais imersiva que os jogos atuais. Isso porque o Departamento de Pesquisas da Microsoft exibiu um vídeo do IllumiRoom, um projeto que expande as imagens do game exibidas na tela da TV para todo o ambiente e transforma sua sala de jogos em um cenário de realidade aumentada.

O recurso funciona da seguinte maneira: enquanto um projetor amplia a imagem do jogo para fora da tela do televisor, o Kinect detecta automaticamente o tamanho da sala e, assim, ajusta o conteúdo do game ao local onde o jogador está. Dessa forma, o usuário sente como se estivesse ali naquele cenário, já que prédios, explosões e outros elementos são expostos ao seu redor.

É possível perceber no vídeo que a tecnologia foi usada em um Xbox 360, mas provavelmente esteja disponível para outros aparelhos. Além disso, a equipe da Microsoft Reseach afirma que a demonstração foi gravada durante uma sessão em tempo real, ou seja, não é uma montagem feita a partir de várias capturas.

Mais informações sobre o IllumiRoom serão reveladas na conferência ACM SIGCHI em Paris, na França. O evento acontece em abril.