No futuro, PlayStation 4 pode ganhar sensor de saliva que monitora jogador

Por Redação | 25 de Abril de 2014 às 10h47
photo_camera Divulgação

Não foram só os celulares que ficaram mais inteligentes. Os videogames também adquiriram ferramentas que vão muito além do apertar dos botões, ganhando periféricos que escaneiam o corpo e permitem controlar o personagem no jogo de forma mais intuitiva. Uma das novidades mais recentes é o DualShock 4 do PlayStation 4, que teve seu visual repaginado e recebeu um painel sensível ao toque na parte frontal.

No entanto, a Sony parece ter planos ainda mais ambiciosos para os futuros acessórios da plataforma. Isso porque usuários do fórum NeoGAF descobriram que a gigante japonesa possui a patente de um dispositivo com uma proposta bem inusitada: monitorar as mudanças químicas da saliva do jogador. De acordo com o site Eurogamer, os documentos foram publicados nesta quinta-feira (24) no Escritório de Patentes dos Estados Unidos, mas o registro foi feito em outubro de 2012 por um engenheiro da empresa.

Segundo a patente, o dispositivo em questão é um sensor em miniatura que seria posicionado atrás de dois dentes da frente. Feito isso, o gadget seria capaz de detectar os níveis de enzimas e hormônios na saliva que podem indicar o estado emocional do usuário. O aparelho funcionaria em conjunto com outros sensores espalhados pelo corpo do jogador, incluindo um anel acoplado na base do dedo indicador (para medir batimentos cardíacos, pressão arterial e respiração), uma tira que se prende na cabeça (para ler atividade e estímulos cerebrais) e outro par de sensores embutidos no joystick.

O documento ainda revela que todos os dados captados pelos acessórios são transmitidos a um "sistema de computador" que mede as reações físicas do usuário. Essa captação biométrica poderia servir, entre outras funções, para saber como a pessoa se comporta em determinado jogo - por exemplo, se o título for de ação e aventura, os personagens, cenários e inimigos poderiam perceber se o jogador está nervoso ou estressado. O periférico também seria útil em um game de terror para identificar a reação do usuário.

Patente - Sony

Sensores seriam posicionados pelos dedos, dentes e cabeça do usuário, além do DualShock. (Foto: Divulgação)

Não há informações relacionadas a preço e data de lançamento desses produtos, nem se eles de fato chegarão ao mercado. A Sony também tem outras duas patentes recentes que indicam outros componentes que o PlayStation 4 pode receber futuramente. Entre elas está um controle invisível que pode transformar a mão do usuário em uma arma, sem precisar de outros acessórios. Há ainda um outro controle que reúne as funções do DualShock e do PS Move em um único joystick, reunindo acelerômetro, magnetômetro, giroscópio, vibrador e alto-falante. O objeto ainda teria o diferencial de se dividir ao meio.

A patente também não dá indícios de que a tecnologia poderá ser integrada ao Project Morpheus, o óculos de realidade virtual anunciado pela Sony no mês passado.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.