Nintendo divulga balanço negativo e espera recuperação com vendas de fim de ano

Por Redação | 31.10.2013 às 16:02

A Nintendo está contando com as vendas de Natal do Wii U para alcançar as suas previsões para 2013. A empresa japonesa teve um prejuízo de U$ 81 milhões no último trimestre, mas declarou que vai manter a sua projeção de vendas de 9 milhões de unidades do Wii U e 18 milhões de unidades de 3DS até o final do ano fiscal. Isso significa que a empresa precisará vender quase 20 vezes mais consoles no segundo semestre do que no primeiro semestre (do ano fiscal).

A Nintendo já até baixou os preços do Wii U nos EUA (de U$ 299 para U$ 249) no mês passado para tentar atingir os consumidores que preferem jogar em tablets e smartphones, incluindo o iPhone da Apple. Mesmo com o lançamento de novos títulos, como Pikmin 3, a empresa não conseguiu gerar lucros, tendo uma queda de quase um terço no último mês, isso sem os novos consoles da Sony e da Microsoft estarem no mercado.

"Se os produtos da Nintendo não venderem bem no segundo semestre (do ano fiscal), isso pode levar a problema de capacidade de gerenciamento”, disse Hideki Yasuda, analista da Ace Research Institute. “A empresa vai ter um momento difícil nas compras de Natal."

Até agora, a Nintendo vendeu 460.000 unidades do Wii U nos seis primeiros meses do ano fiscal (que acabou em setembro), cerca de 5% da sua meta anual de 9 milhões. Já o 3DS totaliza 3,89 milhões de unidades vendidas nesse mesmo período, cerca de 22% da sua meta de 18 milhões.

"Nós faremos o que pudermos para atingir a meta com a qual nos comprometemos para os negócios deste ano," disse Satoru Iwata, presidente da Nintendo. “Nós esperamos que o Wii U decole assim que os títulos forem lançados.” Entre os lançamentos de jogos para esse final de ano, estão: Wii Party U, Wii Fit U e Super Mario 3D World.

Os Pokemons X e Y, lançados dia 12 de outubro, já venderam mais de 4 milhões de unidades só nos primeiros dois dias depois do lançamento. Esse lucro gerado pelos jogos estará nas contas da Nintendo do final do ano.

De acordo com os dados compilados pela Bloomberg, a Nintendo já perdeu mais de 80% do seu valor de mercado desde o seu pico, em novembro de 2007, quando foi lançado o Wii. O valor da empresa no mercado, atualmente, é de U$ 16,2 bilhões.