Nintendo deve deixar de produzir hardware em breve, afirma desenvolvedor

Por Redação | 26.02.2013 às 12:00

O desenvolvedor de jogos Cliff Bleszinski, responsável pela produção de títulos como 'Unreal' e 'Gears of War', afirmou em entrevista para o site Games Industry que a Nintendo deverá abandonar a produção de hardware em um futuro próximo, focando sua produção em softwares.

Bleszinski acredita que o mercado mundial de jogos eletrônicos está passando por uma crise e um período de transição como o vivenciado em 1983. O desenvolvedor acredita que a Nintendo possa ser uma empresa produtora de software apenas e também não tem muitas esperanças com o lançamento das novas gerações dos consoles da Sony e da Microsoft.

"O negócio dos consoles não vive um período de transição como este desde o colapso dos games nos anos 1980", ressaltou ele. "Eu realmente acho que estamos em uma estado de turbulência enorme. Acho que a Nintendo poderia, eventualmente, encarar a possibilidade de ser uma empresa somente de software. Eu acho que a Sony e a Microsoft estão prestes a chegar com grandes golpes de mercado".

Cliff Bleszinski

Reprodução: Videogames n' Cars

Quando o assunto são os jogos para PC, Cliff Bleszinski é mais otimista. Ele afirmou que os jogos para computadores pessoais estão vivendo um período de renascimento e que os desenvolvedores estão mais próximos de criar jogos digitais para download em tempo integral.

A Nintendo, por sua vez, está vivendo uma crise com a venda de consoles, principalmente, com a baixa demanda pelo Wii U, o que fez com que sua direção diminuísse a previsão de vendas para o último trimestre fiscal de 2012. Já a Sony não conseguiu impressionar os consumidores com o lançamento do Playstation 4 na última semana, não tendo apresentado no palco uma versão final do console.