Nintendo começa a pagar youtubers que fazem gameplays de jogos da empresa

Por Redação | 30.01.2015 às 08:05
photo_camera Divulgação

A Nintendo liberou a fase beta do Nintendo Creators Program, um serviço oferecido pela japonesa que destina uma parte da verba arrecadada em publicidade no YouTube para pagar usuários que fazem vídeos de produtos relacionados à empresa na plataforma.

"No passado, a receita de publicidade que poderia vir de vídeos da Nintendo protegidos pelos direitos autorais (como vídeos de sessões de jogo) foi encaminhada para a Nintendo, de acordo com as regras do Youtube", diz o anúncio da companhia, reproduzido no IGN. "Agora, através deste serviço, a Nintendo enviará uma parte desses recursos para os vídeos e canais registrados com o conteúdo da Nintendo protegido por direitos autorais no YouTube", completa.

Para que o cadastro a ser remunerado pela Nintendo funcione, há algumas restrições impostas pela companhia. Os vídeos precisam ter conteúdo do jogo original, captado pelo usuário registrado. Os membros também serão obrigados a apresentar a seguinte divulgação, em cada uma das gravações, seja verbalmente ou na tela: "Tenho uma licença para usar o conteúdo da Nintendo neste vídeo por meio do Nintendo Creators Program. Este vídeo não é patrocinado ou aprovado pela Nintendo, mas as receitas de publicidade a partir do mesmo serão compartilhadas com a Nintendo".

NINTENDO CREATORS PROGRAM

O programa de compartilhamento de receita de anúncios foi apresentado pela Nintendo em maio do ano passado e é uma resposta à resistência de youtubers, que não ficaram contentes quando a empresa passou a reivindicar o valor dos anúncios em vídeos no YouTube em 2013. Usuários que antes aproveitavam sua popularidade para lucrar ao exibir sessões de jogos com títulos da companhia japonesa passaram então a ter que dividir uma fatia do que recebem em publicidade.

Quem quiser, pode acessar a lista de games suportados pelo programa no site oficial. Muita gente vai sentir falta de títulos famosos, como Super Smash Bros., para Wii U, por enquanto fora do rol. Os interessados em participar do Nintendo Creators Program também podem criar uma conta no site do serviço.

A cota de pagamento é de 70% para os canais e 60% para os vídeos e as diferenças, obviamente, vão para a Nintendo. O valor é encaminhado por depósitos via PayPal, em dólar americano.

Fonte: http://www.ign.com/articles/2015/01/29/nintendo-rolls-out-beta-affiliate-program-for-youtube-creators