Nintendo acredita que Wii U pode vender mais que PS4 e Xbox One

Por Redação | 18.06.2014 às 10:12

A opinião de boa parte dos que acompanharam de perto a edição da E3 deste ano é praticamente unânime: a Nintendo roubou a cena e chamou a atenção mesmo sem ter organizado uma conferência tradicional em Los Angeles. A empresa japonesa ofereceu algo enxuto e bastante atrativo sem ter que levar desenvolvedores para os Estados Unidos.

A calorosa recepção na feira, juntamente com o recente lançamento bem-sucedido de Mario Kart 8, fizeram com que o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, apostasse que o Nintendo Wii U poderá vender mais do que PlayStation 4 e Xbox One nos Estados Unidos neste mês de junho.

Em entrevista ao Seattle Times, Fils-Aime admitiu que os últimos anos da empresa não foram tão bons, visto que eles se esforçaram para diminuir despesas e conseguir trabalhar com um orçamento bem menor do que estavam acostumados anos atrás para evitar mais um ano fiscal de prejuízos. Foi essa estratégia de corte de gastos, no entanto, que fez com que a Nintendo aproveitasse para se focar em eventos digitais, ao invés de destinar altos valores em marketing para eventos como a E3.

Contudo, para o executivo da japonesa, a aposta no Wii U não é algo tão surpreendente assim. "Se você olhar os números da Sony e da Nintendo até o presente momento, o PS4 e o Wii U estão bem próximos, com o Xbox One em terceiro lugar. Acho que a oitava geração será uma corrida de cavalos bem balanceada", afirmou.

É claro, no entanto, que se toda essa estratégia de redução de custos e esforços promovida pela empresa não se converter em vendas, os desenvolvedores poderão desanimar e a quantidade de jogos disponíveis para a plataforma fique escassa. Em quase dois anos, o Wii U vendeu somente pouco mais de 6 milhões de unidades.

"Na verdade acho que as más impressões sobre o Wii U começaram a mudar quando lançamos jogos como 'Super Mario 3D World' e os consumidores tiveram ótimas experiências usando o Wii U Gamepad", apontou Reggie.

A E3 2014 tratou de dar vida ao Wii U, mesmo a Nintendo estando observando a situação um tanto de longe. Em alguns casos, o console está passando de terceiro para o segundo lugar na preferência de jogadores mais hardcores. Vale lembrar que o sucesso ou não do Wii U poderia ter sido melhor decidido se a empresa tivesse conseguido levar boa parte do sucesso do aposentado antecessor Wii para o atual. Mas, com jogos tão bons quanto o Mario Kart 8, a Nintendo pode aparecer como "azarão" entre os preferidos PS4 e Xbox One.

A dúvida é saber como os japoneses conseguirão manter o console em alta com tão pouco dinheiro em mãos.